Secretário do Meio Ambiente Daniel Gobbi conversou com a CBN Ribeirão
Em entrevista recente, o secretário do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Daniel Góbi, abordou questões cruciais sobre a arborização urbana e o manejo de árvores na cidade. A conversa, permeada por esclarecimentos sobre a responsabilidade de diferentes órgãos municipais, trouxe à tona desafios e planos para um futuro mais verde.
O Caso das Palmeiras Imperiais Secas
Um dos pontos centrais da discussão foi a situação das palmeiras imperiais que secaram em algumas áreas da cidade. O secretário esclareceu que a responsabilidade sobre essas árvores recai sobre a Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU), e não diretamente sobre a Secretaria do Meio Ambiente. Segundo ele, as palmeiras já estavam condenadas, inclusive devido à ação de picapaus, que atacaram os troncos enfraquecidos pelo transplante. Essa ação danificou a estrutura das árvores, levando ao seu declínio.
Programa de Arborização Urbana: “Vamos Arborizar Ribeirão Preto”
Em contrapartida, o secretário Góbi destacou o programa de arborização urbana “Vamos Arborizar Ribeirão Preto”. Até o final do mês corrente, a iniciativa já contabilizava o plantio de 7 mil árvores, com a meta de alcançar 11 mil até o final do ano. O programa, que atualmente está focado no Jardim Ipiranga, tem intensificado suas ações aproveitando o período de chuvas, favorável ao desenvolvimento das mudas. Para garantir o sucesso do plantio, especialmente em períodos de seca, é utilizado um gel que libera água gradualmente, mantendo a umidade necessária para as plantas.
Leia também
Desafios e Espécies Escolhidas
A entrevista também abordou os desafios enfrentados no processo de arborização, como a resistência de alguns comerciantes no centro da cidade, preocupados com a fachada de seus estabelecimentos e questões de segurança. Além disso, o vandalismo é uma preocupação constante. Para mitigar esses problemas, a prefeitura tem optado por plantar espécies de médio e pequeno porte, como ipês-anões e quaresmeiras, que não interferem na fiação urbana e são mais adequadas para áreas urbanas. A população interessada em ter uma árvore plantada em frente à sua casa pode entrar em contato com a secretaria, que fará o cadastro e o plantio em cerca de 20 a 30 dias. A participação da comunidade é fundamental, pois são os moradores que se responsabilizam pelos cuidados com a árvore após o plantio.
A iniciativa de arborização demonstra um compromisso com a melhoria da qualidade de vida na cidade.



