Vagas para delivery e atendimentos por telefone e internet estão em alta
A pandemia do coronavírus atingiu duramente o mercado de trabalho em Ribeirão Preto, deixando mais de seis mil pessoas desempregadas. Entretanto, um setor se destaca em meio à crise: o de supermercados.
Supermercados: um oásis em meio à crise
O crescimento do setor de delivery em supermercados tem sido fundamental para a geração de empregos. Com o aumento da demanda por entregas em domicílio, muitos estabelecimentos ampliaram seus serviços de vendas por telefone e internet, criando novas vagas. Rosana Anacone, funcionária de um supermercado há sete anos, relata sua experiência na transição para o setor de delivery: “Trabalhava na controladoria e atrásra estou no delivery, e está sendo muito bom”.
Novas oportunidades e desafios
O gerente de um supermercado local, Aurélio Mialiqi, explica que além das vagas criadas pelo aumento das vendas, outros departamentos foram abertos em função da quarentena, gerando ainda mais oportunidades em setores como o de caixa, frios, hortifrúti e padaria. Ele destaca que essa experiência proporciona qualificação aos funcionários, mesmo que eles venham a mudar de setor futuramente. Por outro lado, setores como bares e restaurantes foram extremamente afetados, com demissões em massa e incerteza quanto ao futuro.
Leia também
Elisandra Vieira, cozinheira, e seu marido Cristiano Nildo da Silva, ex-garçom, foram demitidos sem nenhum acerto e enfrentam dificuldades para sustentar a família. A situação de insegurança e a busca incessante por trabalho são retratadas em seu relato: “Difícil é quando eles perguntam: ‘amanhã a gente vai comer o quê hoje?’. Eu falo: ‘calma, eu vou dar um jeito’”.
Buscando alternativas e novas oportunidades
Para auxiliar pessoas que perderam seus empregos, o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto está recebendo currículos gratuitamente e oferecendo dicas para quem busca recolocação profissional. Vivian Broglie, diretora de recursos humanos do shopping, explica a iniciativa: “A gente achou que esse era um jeito bacana da gente contribuir para fortalecer as pessoas nessa pandemia, para trabalhar a autoconfiança delas e, por que não, para ajudá-las a ter currículos mais atraentes”. O site iguatemi.com.br oferece mais informações sobre o programa.



