Número de reservas caiu 15% em Ribeirão Preto nos últimos dias
A pandemia do coronavírus tem impactado diversos setores, e a rede hotelera não é exceção. Com a queda no número de hóspedes, hotéis têm sofrido com a redução na taxa de ocupação.
Queda na Ocupação Hoteleira
Um hotel no Jardim Botânico, em Ribeirão Preto, registrou uma redução média de 15% na taxa de ocupação. Augusto Ferreira, diretor de operações do hotel, afirma que, com 315 apartamentos, a taxa de ocupação atual gira em torno de 25%, ou seja, apenas um quarto da capacidade operacional. A taxa normal na cidade ficaria entre 50% e 60%.
Impacto de Eventos Cancelados
Além do coronavírus, o cancelamento e adiamento de eventos, como a AgriShow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país, afeta diretamente os hotéis. A feira, inicialmente prevista para acontecer de 27 de abril a 1º de maio, foi adiada, impactando as reservas e gerando cancelamentos individuais e de grupos empresariais. O hotel tem realizado ajustes internos, como banco de horas para funcionários e readequação de processos de compra, para minimizar os custos e impactos no fluxo de caixa.
Leia também
Medidas e Preocupações do Setor
O hotel, por enquanto, não cogita demissões. Jorge Simão, advogado que representa o sindicato dos hotelheiros, relata reuniões para discutir medidas como férias antecipadas, acordos de compensação de horas e redução salarial, buscando soluções para empregados e empresas. A preocupação é preservar o mercado hoteleiro e evitar situações em que, após três meses, empregados retornem ao trabalho e encontrem as empresas em situação financeira inviável. As federações trabalham em conjunto para buscar soluções que amenizem os impactos tanto para empregados quanto para empresas.



