Saiba mais sobre a espécie que é mais rentável que a tilápia e mais acessível ao mercado consumidor; ouça o EP Agro!
O programa Epeagro, da CBN, abordou diversos temas relevantes do agronegócio brasileiro. A reportagem destacou o aumento da procura por pescados na época da Páscoa e o cultivo do pangasius, um peixe de origem asiática que tem se tornado aposta de piscicultores em São Paulo.
Pangasius: Uma Nova Aposta na Piscicultura Paulista
A reportagem acompanhou a história de uma família que, há 33 anos, deixou o cultivo de algodão e passou a criar peixes. Inicialmente, focaram em espécies nativas, mas a tilápia e, posteriormente, o pangasius, se mostraram mais rentáveis. Atualmente, uma cooperativa de 40 produtores trabalha com a engorda do pangasius, atendendo grandes redes de supermercados. A produção verticalizada, incluindo a fabricação da ração, garante maior controle e eficiência.
Frutas Raras: Um Santuário em Rio Claro
O programa também visitou um sítio em Rio Claro, onde um médico cultiva mais de 2.600 espécies de frutas, algumas muito raras. O local funciona como um laboratório, com pesquisas acadêmicas em andamento, inclusive sobre as propriedades da pitanga, que se mostrou eficaz no combate a diversas infecções.
Cenário Econômico e Previsões Climáticas
O programa apresentou ainda dados sobre a queda no PIB do agronegócio em 2023, a suspensão da vacinação contra a febre aftosa em alguns estados, a expectativa de aumento na produção de café e uma previsão mais modesta para a safra de cana-de-açúcar em 2024, influenciada pela baixa pluviometria do ano anterior. As previsões meteorológicas indicam um início de abril com chuvas mais frequentes em São Paulo e Minas Gerais.
Em resumo, o Epeagro destacou a diversificação da produção agrícola brasileira, a busca por alternativas rentáveis, a importância da pesquisa e o impacto das condições climáticas na produção. O programa também enfatizou o potencial do pangasius e a riqueza da biodiversidade brasileira representada pelo santuário de frutas raras.