CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Panorama da Covid-19 em Ribeirão Preto

Confira a realidade da pandemia na cidade com especialistas
Covid-19 Ribeirão Preto
Confira a realidade da pandemia na cidade com especialistas

Confira a realidade da pandemia na cidade com especialistas

Ribeirão Preto encerrou 2021 com o menor número de pacientes com Covid-19 internados em UTIs durante o ano. Em 31 de dezembro, apenas 14 pessoas estavam internadas, segundo dados do LeitosCovid.org. Apesar do aumento de casos positivos em dezembro (um crescimento de 47,8% em relação a novembro, chegando a 1.039 casos em 29 de dezembro), o número de internações apresentou queda, indicando um cenário mais positivo.

Ocupação Hospitalar em Ribeirão Preto

A taxa de ocupação de UTIs em Ribeirão Preto em 3 de janeiro de 2022 era de 19%, somando a rede pública e privada. Na rede pública, a ocupação de UTIs estava em 10%, enquanto na rede privada atingia 100%, embora com apenas 4 leitos disponíveis na plataforma LeitosCovid.org. A ocupação em enfermarias era de 34% no total, com 39% na rede pública e 24% na rede privada.

Vacinação e Impacto da Ômicron

A cidade aplicou mais de 1,27 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Especialistas acreditam que a alta taxa de vacinação contribuiu para a redução de internações, mesmo com o aumento de casos. A variante Ômicron, embora tenha levado a um aumento de casos, não se refletiu proporcionalmente em mais internações. O agendamento para a segunda dose da Pfizer para jovens de 12 a 17 anos (primeira dose aplicada em 6 de novembro) está disponível no site da Prefeitura (ribeiraopreto.sp.gov.br).

Cenário Atual e Perspectivas

O aumento de casos no final de ano, impulsionado pelas festas e pela variante Ômicron, é motivo de atenção. A unidade de pronto atendimento registrou aumento significativo de procura por atendimento para sintomas respiratórios, incluindo a gripe H3N2. Médicos alertam para a necessidade de redobrados cuidados e monitoramento da situação, especialmente com a possibilidade de aumento de casos nas próximas semanas. A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto monitora a situação e avalia a necessidade de reativar um polo de atendimento para síndromes gripais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.