Ouça a retrospectiva 2013 daquele mês
Em abril de 2013, pouco após ascender ao mais alto cargo da Igreja Católica, o Papa Francisco nomeou o novo arcebispo da Catedral de Ribeirão Preto. Dom Moacir Silva compartilhou suas impressões e expectativas sobre esse novo desafio em uma conversa com o repórter César Caparelli.
Reação à Nomeação
“Recebi a notícia com tremor e temor, mas também confiando na graça de Deus”, declarou Dom Moacir. Ele expressou sua crença de que, ao designar uma missão, Deus também concede as condições necessárias para cumpri-la. “É com esse espírito que acolhi o pedido do Santo Padre, e é com esse espírito que irei para Ribeirão Preto assumir a missão que o Senhor me confia.”
Expectativas para Ribeirão Preto
Questionado sobre suas expectativas ao se mudar para Ribeirão Preto, Dom Moacir, nascido e criado em São José dos Campos, enfatizou o caráter inédito dessa experiência. “Para mim atrásra é tudo novidade. Eu nasci em São José, fiquei pado em São José, bicho em São José, atrásra estou indo para Ribeirão Preto. Então para mim é tudo novidade, isso implica chegar, conhecer, viver, continuar a missão.”
Leia também
Impressões sobre o Papa Francisco
Dom Moacir também comentou sobre o papado de Francisco. “Sim, o Papa Francisco é grande surpresa para a Igreja e está dando demonstrações de muita proximidade.” Ele destacou a importância da visita do Papa ao Brasil em julho, considerando-a um “motivo de muita esperança para a caminhada da Igreja a missão do Papa Francisco.”
A nomeação e as palavras de Dom Moacir Silva refletem um momento de transição e expectativa, tanto para a Arquidiocese de Ribeirão Preto quanto para a Igreja Católica no Brasil.



