CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Papinha é indicada para complementar alimentação a partir dos seis meses

Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Ariela Issa
Papinha complementar alimentação
Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Ariela Issa

Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’, com Ariela Issa

A introdução de novos alimentos na dieta do bebê, por volta dos 6 meses, é um marco importante. Nessa fase, o aleitamento materno sozinho já não supre todas as necessidades nutricionais, e as papinhas entram como complemento alimentar. Mas, como montar uma papinha nutritiva e adequada para o seu filho?

Os Grupos Alimentares Essenciais

Uma papinha completa deve incluir, no mínimo, um alimento de cada grupo: construtores, energéticos e reguladores. Os construtores, ricos em proteínas, são cruciais para a formação dos tecidos do corpo. Carnes (vermelha, branca e peixe), ovos e leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico e soja) são excelentes opções. Para bebês que estão começando a comer, cozinhe a carne junto com os legumes para transferir os nutrientes, mas retire-a antes de amassar os vegetais.

Os energéticos fornecem a energia necessária para o dia a dia do bebê. Priorize carboidratos complexos, como cereais integrais (arroz integral, quinoa) e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, batata doce). Evite açúcar e alimentos refinados.

Já os reguladores, representados por frutas, verduras e legumes, são fontes de vitaminas, minerais e fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino e para fortalecer o sistema imunológico. Cenoura, tomate, beterraba, banana, laranja e morango são apenas alguns exemplos.

Dicas para o Preparo Ideal

Comece com papinhas simples, com poucos ingredientes, para que o bebê possa identificar os sabores individualmente. Conforme ele se acostuma, você pode combinar mais alimentos. Para bebês que estão iniciando a introdução alimentar, amasse bem os alimentos com um garfo, em vez de usar o liquidificador, para estimular a mastigação e a deglutição. No início, evite adicionar sal ou temperos prontos. Utilize apenas alho, cebola ou ervas frescas para dar sabor.

Armazenamento e Conservação

Prepare uma quantidade maior de papinha e congele em potes de vidro esterilizados. Essa é uma forma prática de ter sempre à mão uma refeição saudável para o seu bebê. Após descongelar, se não for consumir toda a porção, descarte o restante. O congelamento preserva boa parte dos nutrientes.

Ao seguir essas orientações, você estará oferecendo ao seu filho uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.