Parto humanizado, parto natural, parto na água… outras abordagens possíveis podem ajudar a tranquilizar a mulher neste momento
Em 2024, na região de Ribeirão Preto (SP), foram registrados 14 mil partos, com 3.500 normais e 4.800 cesarianas. Em Ribeirão Preto, especificamente, ocorreram 2.800 partos normais e 2.700 cesarianas.
Parto Normal x Cesariana: Vantagens e Desvantagens
A médica ginecologista e obstetra Lenisa Souza destaca as vantagens do parto normal: menor risco de hemorragia e infecção, recuperação mais rápida da mãe, maior facilidade para cuidar do bebê e maior estímulo à amamentação. Para o bebê, o parto normal contribui para um maior amadurecimento, menos desconforto respiratório e menos complicações.
A Humanização do Parto e o Resgate do Parto Normal
A Dra. Lenisa ressalta que as cesarianas devem ser indicadas apenas em casos específicos, onde o parto normal não é possível. O aumento das cesarianas, muitas vezes, está relacionado a fatores econômicos e do sistema de saúde. A médica defende a humanização do parto, com foco em acolher a mãe, tirar suas dúvidas e prepará-la para o processo, permitindo que ela escolha a posição mais confortável durante o trabalho de parto. Práticas como o parto de cócoras, por exemplo, são alternativas dentro do parto normal.
Leia também
Alternativas e Conclusões
A humanização do parto busca proporcionar um ambiente mais tranquilo e respeitoso, com luzes baixas, redução de ruídos e a possibilidade de a mãe escolher sua posição. O objetivo principal é resgatar o parto normal, deixando as cesarianas para situações de real necessidade, garantindo a segurança da mãe e do bebê. A médica enfatiza a importância de um acompanhamento pré-natal adequado para orientar e preparar as gestantes para o parto, contribuindo para um processo mais natural e tranquilo.



