CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Para fomentar a leitura, Juscelino Kubitschek decretou o Dia Nacional do Escritor

Data é comemorada nesta segunda-feira (25); quem fala sobre o assunto e Luiz Puntel na coluna 'Oficina de Palavras'
Dia Nacional do Escritor
Data é comemorada nesta segunda-feira (25); quem fala sobre o assunto e Luiz Puntel na coluna 'Oficina de Palavras'

Data é comemorada nesta segunda-feira (25); quem fala sobre o assunto e Luiz Puntel na coluna ‘Oficina de Palavras’

Neste Dia Nacional do Escritor, comemorado em 25 de julho, é fundamental refletir sobre a valorização da literatura no Brasil. Apesar da importância da leitura, o país enfrenta um cenário preocupante, com baixos índices de leitura e consequências negativas para a educação.

A Crise da Leitura no Brasil

Dados recentes apontam um quadro alarmante: menos da metade da população brasileira declara ler livros, e aqueles que leem, o fazem com pouca frequência. Enquanto na França, 88% da população lê em média 21 livros por ano, no Brasil, esse número é drasticamente inferior, com a maioria lendo apenas 5 livros anualmente. Essa falta de hábito de leitura contribui para o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em avaliações internacionais.

Desempenho Escolar e a Importância da Leitura

O baixo índice de leitura se reflete diretamente nos resultados educacionais. Em avaliações como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o Brasil apresenta um desempenho muito inferior à média dos países da OCDE. Apenas 0,23% dos alunos brasileiros são considerados de alto desempenho em leitura, um dado que exige uma profunda reflexão sobre as políticas públicas de educação e incentivo à leitura.

Um Chamado à Ação

A situação da leitura no Brasil é complexa e multifatorial, envolvendo questões econômicas, sociais e educacionais. O alto custo dos livros, a falta de incentivo à leitura nas escolas e a ausência de uma tradição consolidada de leitura são alguns dos fatores que contribuem para esse cenário. É necessário um esforço conjunto de governantes, educadores, autores e da sociedade como um todo para reverter esse quadro e construir um país com maior acesso à leitura e uma população mais leitora.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.