CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paralisação dos caminhoneiros causa desabastecimento do Mercadão

Comerciantes afirmam que peixes como salmão e tilápia estão em falta; queda no movimento chega a 70%
Paralisação dos caminhoneiros
Comerciantes afirmam que peixes como salmão e tilápia estão em falta; queda no movimento chega a 70%

Comerciantes afirmam que peixes como salmão e tilápia estão em falta; queda no movimento chega a 70%

Impacto da Greve de Caminhoneiros no Mercado Municipal de Ribeirão Preto

A greve dos caminhoneiros causou desabastecimento e impactos significativos no comércio de Ribeirão Preto, especialmente no setor de alimentos. O Mercado Municipal do Centro da cidade sofreu com a falta de alguns produtos e redução no fluxo de consumidores. Comerciantes relatam dificuldades no abastecimento, já que muitas mercadorias vêm de São Paulo e outros estados, e o transporte foi prejudicado pela paralisação.

Aumento de Preços e Escassez de Produtos

A falta de produtos frescos, como salmão e tilápia, foi observada em uma peixaria tradicional do Mercado Municipal. O proprietário relatou redução nas vendas superior a 50% desde quinta-feira e apontou que os fornecedores estão relutantes em enviar mercadorias devido à incerteza da greve. A situação é semelhante em restaurantes, onde o aumento no preço de produtos como frango (30% de aumento) e batata (R$ 300 o saco) impactou diretamente os comerciantes que não tinham estoques suficientes. O abastecimento de hortifrutigranjeiros também foi afetado, elevando os preços.

Previsões e Perspectivas

A expectativa é que a situação comece a se normalizar em uma a dez dias, após a determinação para o desbloqueio das pistas. Entretanto, a normalização completa da cadeia produtiva depende do fim efetivo da greve, já que muitos fornecedores ainda temem novos bloqueios. Enquanto isso, os consumidores devem se preparar para preços mais altos, principalmente em produtos alimentícios, como consequência direta do desabastecimento e dos custos adicionais de transporte.

A greve dos caminhoneiros expôs a fragilidade da cadeia de suprimentos e o impacto direto no consumidor final, que enfrenta aumentos de preços e a falta de produtos essenciais. A recuperação total do mercado dependerá da resolução definitiva da paralisação e da retomada plena do transporte de mercadorias.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.