Ouça a coluna ‘Papo Certo’ com Lígia Boareto
O programa CBN Papo Certo discutiu a importância da escrita correta, motivado pela foto da vacinação de Chico Buarque e um erro gramatical na legenda de um vídeo da Secretaria da Cultura do governo Bolsonaro. A jornalista Lígia Boareto, mestre em Linguística e Língua Portuguesa, explicou regras de ortografia para evitar erros comuns.
Escrevendo corretamente: Paralisar ou Paralizar?
A dúvida sobre o uso de “s” ou “z” em palavras como “paralisar” é frequente. Lígia esclareceu que a dica principal é observar a grafia do substantivo ou adjetivo correspondente. Se o substantivo (ex: paralisia) apresentar “s”, o verbo e o particípio também o terão. O mesmo vale para palavras com “z” (ex: desprezo).
Dica para o dia a dia
Para palavras que não possuem “s” nem “z” no substantivo ou adjetivo (ex: agonia, legal, ameno), o verbo derivado geralmente se escreve com “z”. Lígia ressaltou que, apesar de existirem exceções, essa regra facilita a escrita no cotidiano. A consulta a dicionários online e a prática da leitura e escrita são fundamentais para memorizar a grafia correta.
Pleonasmo e a pandemia
O programa também abordou o pleonasmo, exemplificado pela expressão “pandemia mundial”. Como a palavra “pandemia” já implica abrangência global, o acréscimo de “mundial” é redundante e incorreto. A recomendação é usar apenas “pandemia”. A conversa finalizou com a observação de que, apesar dos erros serem comuns, principalmente nas redes sociais, a busca pelo conhecimento e a prática da escrita contribuem para uma comunicação mais precisa.