CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parceria promete ampliar a precisão dos diagnósticos de câncer em Barretos

Startup Onkos pretende evitar que pacientes com problemas na tireoide sejam submetidos a tratamentos agressivos sem necessidade
diagnóstico de câncer
Startup Onkos pretende evitar que pacientes com problemas na tireoide sejam submetidos a tratamentos agressivos sem necessidade

Startup Onkos pretende evitar que pacientes com problemas na tireoide sejam submetidos a tratamentos agressivos sem necessidade

Testes promissores de inteligência artificial no diagnóstico de câncer de tireoide

A startup Oncus desenvolveu um novo método de diagnóstico para câncer de tireoide utilizando inteligência artificial. Ainda em fase de testes, a tecnologia analisa o material genético das células tumorais para criar escalas de risco, auxiliando na diferenciação entre tumores benignos e malignos. Os testes foram realizados com amostras de pacientes do Hospital de Câncer de Barretos, utilizando dados moleculares de 170 pacientes.

Precisão e economia no diagnóstico

O método atual muitas vezes leva à cirurgia desnecessária de remoção da tireoide (tireoidectomia) em pacientes com tumores indeterminados. Estima-se que 40 mil procedimentos desnecessários ocorram anualmente no Brasil. A inteligência artificial da Oncus visa reduzir esse número, oferecendo diagnósticos mais precisos e, consequentemente, gerando economia de recursos para o sistema de saúde. A tecnologia utiliza um algoritmo que aprende com novas informações, melhorando sua precisão a cada diagnóstico.

Disponibilidade e custo do exame

O exame desenvolvido pela Oncus tem previsão de lançamento para março, com custo estimado em R$ 4 mil, significativamente menor que os métodos similares disponíveis no mercado. A disponibilização do exame por meio de convênios médicos e pelo SUS dependerá de trâmites burocráticos. Médicos oncologistas envolvidos no projeto se mostram otimistas com os resultados obtidos até o momento, destacando o impacto positivo nos custos do tratamento e na qualidade de vida dos pacientes.

O novo método representa um avanço significativo no diagnóstico do câncer de tireoide, com potencial para revolucionar o tratamento e reduzir custos para o sistema de saúde. A expectativa é que a tecnologia contribua para diagnósticos mais assertivos e menos cirurgias desnecessárias, melhorando a vida de milhares de pacientes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.