CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parentes de pacientes internados na Unidade de Emergência do HC Ribeirão recebem ligações de golpistas

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
golpe HC Ribeirão
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Um esquema de golpe tem mirado em familiares de pacientes internados na unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP). Criminosos estão se passando por representantes do hospital para extorquir dinheiro, alegando falsamente que os recursos são necessários para cobrir despesas médicas.

O Golpe e o Alerta do HCFMRP

Pelo menos quatro famílias relataram ter recebido ligações suspeitas de um número com prefixo 65, originário do Mato Grosso. Nestas ligações, os golpistas solicitam depósitos de R$ 1.500, sob o pretexto de que o hospital enfrenta dificuldades financeiras para arcar com o tratamento dos pacientes em estado grave. O diretor do HCFMRP, Antônio Pazin Filho, enfatiza que o hospital não realiza cobranças diretas aos pacientes ou familiares.

“Quatro familiares de pacientes internados na unidade de emergência foram solicitados a fazer um depósito em uma conta fornecida, sob a alegação de que o paciente havia piorado e que, sem o depósito, a vida do paciente estaria em risco. Isso não é verdade”, afirmou Pazin Filho. Ele ressalta que o hospital entra em contato com os familiares apenas para convidá-los a comparecer à unidade e conversar diretamente com o médico responsável, sem jamais discutir valores ou pagamentos.

Posicionamento do Hospital e Investigação Interna

Antônio Pazin Filho nega veementemente as alegações de dificuldades financeiras da unidade de emergência, desmentindo a versão dos golpistas. Ele garante que o hospital fornece todo o tratamento necessário aos pacientes, com o apoio do campus para exames mais elaborados, e que tudo é financiado por verbas públicas. O diretor lamenta a situação e informa que o hospital está investigando como os golpistas obtêm informações sobre os pacientes internados.

“Ainda estamos tentando avaliar se há alguma falha de segurança, mas é difícil investigar, pois a unidade de emergência tem cerca de 160 leitos e recebemos de 800 a 900 familiares por dia”, explica Pazin Filho. Ele acrescenta que o hospital possui controle de acesso à rede e rastreia as informações acessadas por cada profissional, mas que ainda não é possível tirar conclusões ou acusar alguém.

Histórico e Recomendações

Essa não é a primeira vez que o nome do Hospital das Clínicas é usado em golpes. Em setembro, foi noticiado que pessoas vendiam postais em nome do HC Criança, desviando os recursos. A direção do hospital orienta os familiares que receberem ligações suspeitas a procurar a polícia e denunciar a tentativa de estelionato.

O Hospital das Clínicas reforça seu compromisso com a transparência e o atendimento de qualidade, e pede que a população se mantenha atenta a tentativas de fraude.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.