Por conta do risco de infecção pelo novo coronavírus as celebrações serão sem público, transmitidas ao vivo pela internet
Neste ano, as celebrações de Corpus Christi serão adaptadas devido à pandemia do novo coronavírus. Em entrevista, o arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Acéslio, explicou como serão realizadas as cerimônias em 2020.
Missa e Processão
As missas serão celebradas em cada paróquia e transmitidas virtualmente, seguindo o modelo adotado durante a pandemia. A tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento também sofrerá alterações. O Santíssimo será levado em carro aberto, permitindo que os fiéis acompanhem a passagem da imagem de suas casas, sem aglomerações.
Significado de Corpus Christi
Dom Acéslio destacou o significado da data para a Igreja Católica: Corpus Christi é a grande festa da Eucaristia. A celebração, que normalmente inclui uma procissão, foi adaptada para garantir a segurança de todos durante a pandemia. A procissão em carro aberto simboliza a fé pública na pessoa de Jesus Cristo presente na Santíssima Eucaristia.
Leia também
Como acompanhar as celebrações
Para participar das missas virtuais, os fiéis devem consultar a página da paróquia ou entrar em contato com a igreja mais próxima para verificar o horário. A Catedral de Ribeirão Preto, por exemplo, transmitirá sua missa virtual às 17h pelo Facebook e YouTube. As adaptações garantem que a fé seja celebrada com segurança e respeito às medidas de prevenção contra o coronavírus.



