CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parque Permanente de Exposições segue com sérios problemas de infraestrutura

Galpões destelhados, muros derrubados e portões quebrados são só alguns dos problemas no local
problemas infraestrutura parque
Galpões destelhados, muros derrubados e portões quebrados são só alguns dos problemas no local

Galpões destelhados, muros derrubados e portões quebrados são só alguns dos problemas no local

O Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, um espaço de 230 mil metros quadrados inaugurado em 1976, enfrenta um cenário de abandono e depredação. Seu passado glorioso, marcado por grandes eventos, contrasta com a realidade atual de pavilhões destruídos, galpões e banheiros depredados, e portão principal arrombado.

Problemas e Impasses

Os problemas se arrastam por anos, agravados por gestão inadequada e furtos constantes de fios e equipamentos. Parte do parque continua alugada pela prefeitura, mas mesmo assim, a manutenção é precária. Um produtor de eventos que utilizará o espaço relatou a necessidade de realizar a limpeza da área antes do evento devido ao mato alto e à presença de fezes de animais. Apesar da presença de uma viatura da Guarda Civil Municipal 24 horas por dia, a extensão do parque dificulta o controle e a segurança, como observado pela reportagem que constatou a ausência de rondas e acesso livre aos galpões.

Soluções em Debate

A Superintendente da Guarda Civil Municipal se recusou a comentar, apesar de garantir a realização das rondas. Para o cientista político Eduardo Negrão, a falta de respostas da prefeitura é frequente, e a privatização seria a solução ideal para o parque. A iniciativa privada, segundo ele, teria mais expertise para gerir e revitalizar o espaço. Essa visão é compartilhada pelo secretário de Turismo, Dimilso Carlos Domingues, que busca parcerias público-privadas, como concessões, para a recuperação do parque. A Secretaria de Turismo assumiu a responsabilidade pelo parque em setembro de 2023, após ter pertencido à Secretaria de Esportes.

Investigação em Andamento

Devido à gravidade da situação, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi aberta em novembro de 2023 para investigar irregularidades no parque e o uso dos recursos provenientes das locações. O secretário de Turismo, o secretário de Esportes e o secretário da Casa Civil já foram ouvidos pela comissão.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.