Local virou alvo de vândalos; quem passa por perto reclama da segurança do parque que tem mais de 256 mil metros quadrados
O Parque Rubensione, maior parque de Ribeirão Preto com 256 mil metros quadrados, enfrenta um grave estado de abandono e degradação.
Parque Fechado e Ações de Vandalismo
Há anos fechado para o público, o parque sofre com a ação do tempo e vândalos. A Fazenda Bachadão, patrimônio histórico localizado no parque, também se encontra em situação precária, sem manutenção e cuidados. Moradores reclamam da falta de segurança na região.
Degradação Ambiental e Histórica
Além do abandono, o parque apresenta problemas ambientais sérios. A erosão está afetando a estrutura do parque, com danos às calçadas e ao solo. A falta de investimento na infraestrutura contribui para a degradação do patrimônio histórico, como o casarão da Fazenda Bachadão e outros galpões e ruínas. O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto alerta para a perda de um importante pedaço da história da cidade, relacionada ao ciclo do café.
Leia também
Luta pela Recuperação
O Conselho de Segurança Comunitária Oeste e moradores da região cobram ações do poder público para a recuperação do parque. Apesar de haver um projeto na Câmara para revitalização do parque, há preocupações sobre a falta de inclusão da restauração dos prédios históricos no orçamento. A Secretaria do Meio Ambiente afirma que o recurso para a recuperação da quadra, construção de passarelas e ciclovias, e iluminação já está previsto, mas a situação da Fazenda Bachadão e a erosão próximo ao córrego ainda precisam de solução imediata. A prefeitura promete intervenção para interromper a degradação e enviar equipe para avaliar a erosão.
A situação do Parque Rubensione demonstra a necessidade urgente de investimento público na preservação do patrimônio histórico e na recuperação de áreas verdes importantes para a população. A falta de cuidado com o parque afeta não só o meio ambiente, mas também a segurança e o bem-estar dos moradores da região.



