CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parte do IPTU pago em Barretos será destinado à Santa Casa

Verba ajudará unidade de saúde a sair do vermelho
IPTU Barretos Santa Casa
Verba ajudará unidade de saúde a sair do vermelho

Verba ajudará unidade de saúde a sair do vermelho

A cidade de Barretos enfrenta uma grave crise financeira na Santa Casa, que impactou o pagamento de médicos, funcionários e fornecedores. Para amenizar a situação, uma lei municipal permite que contribuintes do IPTU doem 10% do valor total do imposto para o hospital.

Doações Voluntárias via IPTU

A iniciativa permite que os contribuintes, ao pagarem o IPTU, contribuam voluntariamente com 10% do valor total. Segundo a Secretária de Finanças da Prefeitura, Andrea Brito, a doação não é obrigatória e não há sanções para quem optar por não contribuir. A doação é independente da forma de pagamento do IPTU.

Situação da Santa Casa e Impacto das Doações

A Santa Casa de Barretos, gerida pela Fundação Pio XII, enfrenta uma dívida de 270 milhões de reais. A expectativa é arrecadar 5 milhões de reais com as doações do IPTU, um valor considerado baixo diante da dívida. A crise financeira chegou a ponto de cancelar cirurgias eletivas no ano passado. Apesar dos esforços, com a ajuda das doações e um repasse de 2 milhões de reais da Prefeitura, a instituição já conseguiu retomar alguns atendimentos e iniciou reformas na UTI.

Recuperação e Próximos Passos

O presidente da Fundação Pio XII e gestor da Santa Casa, Henrique Prata, afirma que as reformas priorizarão a UTI, semi-UTI e 100 leitos cirúrgicos. Embora as doações e repasses sejam importantes, a situação ainda é considerada crítica e necessita de mais esforços para garantir a sustentabilidade do hospital. A ajuda da população é fundamental para a recuperação da Santa Casa e a manutenção dos serviços de saúde para a comunidade.

Compartilhe

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.