CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Participação feminina no mercado de trabalho é o tema do Almanaque CBN

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (10)
Mulheres no mercado de trabalho
Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (10)

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (10)

Neste sábado, a CBN Ribeirão recebeu Iroá, gerente regional do Sebrae; Vlaumir Souza, sociólogo e professor universitário; e Roberta Scatena, consultora de recursos humanos e coaching, para discutir o feminismo, o machismo e o empreendedorismo feminino.

Feminismo x Machismo: Uma Questão de Igualdade

Vlaumir Souza esclareceu a diferença entre feminismo e machismo. O feminismo, movimento surgido nas décadas de 60 e 70, busca a igualdade de gênero, combatendo a opressão patriarcal. Já o machismo é uma forma de dominação e exploração da mulher, representando a primeira forma de exploração humana, segundo Marx. A isonomia e a equidade são termos-chave para se alcançar a igualdade de gênero.

Desafios do Empreendedorismo Feminino

Iroá destacou o crescente número de mulheres empreendedoras, muitas vezes motivadas pela necessidade de gerar renda. Essa urgência, porém, frequentemente leva à falta de planejamento adequado, aumentando o risco de fracasso nos primeiros anos de atividade. Dados do Sebrae mostram que mais de 80% das empresas fecham as portas antes de completar cinco anos, índice que cai significativamente com planejamento estratégico. Atualmente, as mulheres representam cerca de 50% dos novos empreendedores, muitas vezes buscando alternativas diante das desigualdades salariais e dificuldades de ascensão profissional no mercado de trabalho formal.

Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional: O Papel do Diálogo

Roberta Scatena, abordando sua experiência como coach, ressaltou a sobrecarga enfrentada pelas mulheres que conciliam trabalho e responsabilidades domésticas. A necessidade de alinhar expectativas com parceiros e familiares é crucial para minimizar o estresse e conflitos. A divisão de tarefas e responsabilidades em casa é fundamental para o sucesso e bem-estar da mulher. O diálogo e a conscientização masculina são elementos importantes para a construção de relações mais igualitárias, tanto na vida pública quanto na privada. A perpetuação de hábitos tradicionais e a falta de conscientização podem levar à reprodução de desigualdades, reforçando a necessidade de uma mudança cultural.

A discussão também abordou a preferência das mulheres por áreas de serviço, decoração e alimentação no empreendedorismo, muitas vezes ligada à experiência doméstica e à capacidade de adaptação e criatividade. A busca por um equilíbrio entre a competitividade profissional e a preservação do bem-estar pessoal foi enfatizada, assim como a importância de romper barreiras de vidro no mercado de trabalho e a necessidade de políticas que apoiem as mulheres, especialmente após a maternidade. A reforma trabalhista e a opção pelo MEI foram apontadas como fatores que impactam diretamente a vida profissional das mulheres.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.