Turismóloga Aline Calache dá dicas de atrações; ouça a coluna ‘CBN Boa Viagem’
Santorini, na Grécia, é uma ilha que dispensa apresentações. Considerada a ilha grega mais icônica, ela é uma parada obrigatória para quem visita o país. Localizada no sul do Mar Egeu, a 200 km a sudeste da Grécia, Santorini é a maior ilha de um pequeno arquipélago circular formado pelo restante de uma caldera vulcânica.
Como chegar e se locomover
Existem duas maneiras de chegar a Santorini: de avião, através do aeroporto internacional da ilha, ou de navio, por meio de diversas companhias de cruzeiros no Mediterrâneo. Para quem chega de navio, há um teleférico que leva ao topo da cidade, além de uma escadaria que pode ser percorrida a pé ou com a ajuda de burrinhos. Recomenda-se o teleférico, principalmente no verão, devido ao calor intenso.
Atrações imperdíveis
Um dos pontos altos de Santorini é Oia, onde o pôr do sol é espetacular. Para evitar a multidão, recomenda-se reservar um restaurante com vista para o oeste. A ilha também guarda a lenda da Atlântida, relacionada à catastrófica erupção vulcânica que ocorreu há mais de 3 mil anos e que afundou parte da ilha, deixando uma enorme cratera. É possível visitar a ilha vulcânica de Nea Kameni de barco, caminhando até o topo e observando os pontos geotérmicos que aquecem o mar. Em Fira, a capital da ilha, encontram-se igrejas pitorescas, ruas charmosas e o Museu Arqueológico de Thera, com artefatos da era minóica, apelidada de ‘Pompeia do Egeu’. Por fim, a vila de Pirgos, pequena e pitoresca, construída no topo de uma colina, oferece charme, moradores amigáveis e oportunidades de fotos em cada esquina.
Leia também
Santorini é uma ilha pequena e encantadora, onde todos os lugares são bonitos. Caminhar pela ilha é a melhor maneira de explorá-la e apreciar sua beleza. A primavera e o verão são as melhores épocas para visitar, devido às paisagens e à possibilidade de visitar todos os locais.