Plano de Adequação do Transporte Coletivo foi criticado por passageiros
Ribeirão Preto reduz linhas de ônibus aos domingos para conter o coronavírus, mas usuários reclamam de superlotação.
Redução de linhas aos domingos e aumento durante a semana
A partir de 19 de julho, apenas 12 linhas de ônibus circularão aos domingos em Ribeirão Preto. A medida, parte de um plano de adequação do transporte coletivo para minimizar o contágio por coronavírus, causou preocupação entre os usuários. A prefeitura justifica a redução alegando que haverá um aumento na quantidade de veículos e linhas durante a semana para compensar.
Reclamações de usuários: ônibus lotados e horários insuficientes
Usuários entrevistados em um terminal central da cidade relatam ônibus lotados mesmo em horários fora de pico. Rosely Aparecida Crisol, diarista, descreve a dificuldade em utilizar o transporte público, com horários de ônibus espaçados em até uma hora, causando atrasos em seu trabalho. André Alves da Silva, pedreiro, corrobora o relato, afirmando que a linha Cristo Redentor está sempre cheia, independente do horário. Ambos expressam preocupação com a redução de linhas aos domingos, prevendo ainda mais dificuldades.
Leia também
- Indenização por demora em diagnóstico: Rio Claro deve indenizar paciente que sofreu complicações por demora em diagnóstico de apendicite
- Passageiros do transporte público de Ribeirão Preto reclamam de perderem crédito de VT
- Passageiros do transporte coletivo de Ribeirão Preto sofrem com color intenso nos pontos de ônibus
Preocupação com a proliferação do vírus em ônibus lotados
A repórter Michelle Souza observou a aglomeração de passageiros nos terminais, com pessoas aguardando ônibus em filas próximas umas das outras, mesmo com o uso de máscaras. Essa proximidade aumenta o risco de transmissão do coronavírus, contrariando as medidas de distanciamento social recomendadas. Apesar do aumento previsto de ônibus em dias úteis, a situação de superlotação e a falta de horários regulares geram preocupação quanto à eficácia das medidas adotadas para conter a pandemia.



