CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passageiros reclamam de furtos de objetos pessoais em aeroportos do Estado

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
furtos objetos pessoais aeroportos
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

O pesadelo de ter a bagagem violada e pertences roubados é uma realidade para muitos viajantes. André Luiz Moraes, operador de máquinas, recentemente vivenciou essa situação e expressa sua indignação com a falta de suporte das companhias aéreas. “Eles não ligaram, a gente ligou de volta, aí não atenderam bem a gente. Falaram que ia procurar também e nada, não retornaram nada”, relata Moraes, frustrado com a ausência de assistência.

Prejuízos e Ações Legais

Carlos Renato Lara, empresário, também enfrentou um problema similar ao retornar de uma viagem internacional. Ao chegar em casa, percebeu o furto de quatro perfumes e uma bolsa dentro de uma de suas malas. Indignado, Lara tomou medidas legais. “Já fiz um boletim de ocorrência, já conversei com a minha advogada e vamos entrar com o processo na justiça. Para que outras pessoas não passem esse constrangimento, nós passamos. É triste você ir para uma viagem maravilhosa, onde todo mundo curtiu bastante e chegar no Brasil e ter uma decepção dessa”, desabafa.

Direitos do Consumidor e Prazos

A companhia aérea alegou que não poderia ressarcir o cliente, justificando que a mala foi verificada e aceita no aeroporto de Ribeirão Preto. No entanto, a legislação brasileira garante ao consumidor um prazo de até sete dias para registrar reclamações. Diante da possibilidade de resultados desfavoráveis, a prevenção se torna a melhor estratégia.

Dicas para Evitar Transtornos

Objetos de valor como computadores, eletrônicos, documentos, joias e dinheiro devem ser transportados na bagagem de mão, cujo peso máximo é de cinco quilos. Caso necessite despachar itens frágeis ou de alto valor, declare-os no guichê da companhia aérea durante o check-in. A advogada Mariana Nicoletti sugere que os passageiros verifiquem suas bagagens assim que as receberem no aeroporto. “É importante, se possível, abrir logo a bagagem. Chegou no aeroporto, pegou a sua bagagem, é importante você verificar se está em ordem, se ela não tem nenhum dano, se está tudo lá. Se ela não foi violada”, orienta Nicoletti.

Adotar medidas preventivas e conhecer seus direitos são passos cruciais para evitar dissabores e garantir uma experiência de viagem mais tranquila.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.