CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passageiros se queixam de linha de ônibus Ribeirão x Luiz Antônio

Reclamações já ganharam destaque em outubro na CBN Ribeirão, mas até o momento, nada foi modificado
ônibus Ribeirão Luiz Antônio
Reclamações já ganharam destaque em outubro na CBN Ribeirão, mas até o momento, nada foi modificado

Reclamações já ganharam destaque em outubro na CBN Ribeirão, mas até o momento, nada foi modificado

Passageiros que utilizam a linha de ônibus entre Luiz Antônio e Ribeirão Preto enfrentam problemas recorrentes de superlotação, desconforto e insegurança, principalmente nos horários de pico. Reclamações sobre a situação foram veiculadas na CBN Ribeirão em outubro, mas a situação permanece inalterada.

Prejuízos para os Usuários

Genival Pereira da Cruz, ouvinte da CBN Ribeirão, relatou as dificuldades que enfrenta diariamente. Em um dia, por exemplo, não conseguiu embarcar em um ônibus das 18h devido à superlotação. Ele critica a falta de ônibus suficientes para atender à demanda, especialmente nos horários de pico, e considera o serviço um investimento sem retorno, com passageiros viajando sentados no chão e pagando R$ 10,00 por uma viagem desconfortável e insegura.

O que dizem as autoridades e a empresa

Renato Toledo Lima, advogado especialista em direito público, explica que a sobrecarga no serviço exige melhorias por parte da empresa e do poder público. Ele sugere a ampliação do serviço por meio de novas licitações ou contratos, com aumento do número de linhas ou ônibus, e a respectiva remuneração. A Artex, agência reguladora, tem a função de medir a demanda e garantir que os contratos reflitam a realidade, além de fiscalizar o cumprimento da legislação. A Rápido Oeste, empresa responsável pela linha, afirma que o transporte de passageiros em pé é permitido, desde que respeitada a taxa de ocupação pré-fixada (5 passageiros por metro quadrado), informação que deve estar visível no ônibus. A empresa afirma cumprir a legislação, embora o veículo já tenha sido autuado sete vezes por outras irregularidades, como vidros quebrados e falta de documentação. A Artexpe disponibiliza canais para denúncias (0800 727 8377 ou [email protected]).

Apesar dos posicionamentos da empresa e da Artexpe, a situação de superlotação e desconforto persiste na linha Luiz Antônio-Ribeirão Preto. A Artexpe ainda não se manifestou sobre medidas adicionais para solucionar os problemas relatados pelos passageiros.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.