CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PEC do Teto dos Gastos Públicos não vinga como o Governo queria

Ouça a coluna 'CBN Multimídia', com Edmo Bernardes
PEC do Teto dos Gastos
Ouça a coluna 'CBN Multimídia', com Edmo Bernardes

Ouça a coluna ‘CBN Multimídia’, com Edmo Bernardes

A campanha institucional da PEC do Teto dos Gastos Públicos gerou polêmica antes mesmo de ser veiculada, não alcançando os resultados esperados pelo governo federal. A crítica não partiu apenas da oposição política.

A Eficiência Questionável da Publicidade Governamental

Já se previa a ineficiência da comunicação e da publicidade do governo federal na sensibilização da população e, consequentemente, dos políticos sobre a necessidade de aprovação do projeto. Historicamente, os governos anteriores investiram quantias elevadas em publicidade, com pouco retorno efetivo para o país. Propagandas da Petrobras, Caixa Econômica Federal e BNDES, por exemplo, tiveram pouca eficiência em termos de resultados, levantando suspeitas sobre outros objetivos por trás desses investimentos.

O Ambiente Político e a Desnecessidade de Verbas Publicitárias

A verba de propaganda se mostrou desnecessária, considerando que o tema em questão se insere em um ambiente político que deve ser resolvido internamente. A reunião do Presidente da República com deputados no Palácio do Planalto faz parte do jogo político, da busca por aprovação. A mídia acompanha e cobra, e a população demonstra engajamento. O foco deve ser a eficiência da propaganda e das mídias em atingir objetivos específicos, como divulgar campanhas de vacinação ou projetos educacionais. No entanto, a utilização do dinheiro público para conquistar imagem não é vista com bons olhos.

O Engajamento da Mídia e da População

Percebe-se um engajamento da população e uma atenção da mídia como nunca antes. A partir de atrásra, o ideal seria lutar para que a propaganda e suas mídias tenham eficiência de objetivo. Por exemplo, se o Ministério da Saúde promove uma campanha de vacinação no domingo, é válido investir em mídia e publicidade para divulgar a informação e alcançar a população. O mesmo vale para trocas de projetos na educação. No entanto, conquistar share e imagem com o dinheiro público não é a melhor abordagem.

O teto dos gastos passou pela primeira votação e segue para o Senado, com expectativa de aprovação até o fim do ano.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.