Atriz conversou com a reportagem da CBN Ribeirão
A atriz Regina Duarte é a atração desta terça-feira no Teatro Cine Barretos, Peça com Regina Duarte é apresentada, onde apresenta e dirige a peça “Raimunda, Raimunda”. O espetáculo marca os 50 anos de carreira da atriz, que mantém uma forte ligação com Barretos há mais de uma década, onde possui uma propriedade rural.
Regina é a única mulher do elenco e comanda o projeto nos bastidores. Desde 2005, Peça com Regina Duarte é apresentada, quando apresentou “Coração de Bazar”, ela estava afastada dos palcos. O elenco de “Raimunda, Raimunda” é formado por Alonso Ouzalima, André Cursino, Credo Kelabe, Henrique Pinho, Ricardo Soares, Rodrigo Becker, Rodrigo Duarte e Saulo Segredo, todos com idades entre 20 e 40 anos.
Em visita a Ribeirão Preto, Regina Duarte esteve na Rádio CBN e falou sobre a emoção de estar na região:
Leia também
“Olá, ouvintes queridos da CBN, estou aqui na terrinha, me sinto super em casa, essa é uma região que eu frequento há muitos anos, minha filha já frequentava bastante tempo, e foi noiva aqui, etc. Aí eu acabei me tornando barretense no sentido de que eu tenha uma chácara que era deliciosa, Barretos, já há mais de 10 anos. Então eu estou me sentindo em casa.”
Sobre a peça, a atriz comentou:
“Raimunda, Raimunda é um espetáculo que me dá muita alegria a fazer, porque é uma comédia hilariante, e vamos ter dois espetáculos hoje, né, hoje é dia 14, dois espetáculos às 19h e às 21h no Cine Teatro Barretos.”
Regina Duarte também falou sobre sua estreia na direção teatral:
“Eu nunca tinha dirigido, foi a primeira vez, mas foi muito agradável. Eu aprendi muita coisa e me deu grande alegria poder trocar uma série de informações, de truques, de expressão com os atores, são 9 atores, jovens, garotões, fazem papéis masculinos e femininos. A festa é deliciosa, é uma comédia incrível, com aquele humor nordestino, tipo, vamos ver quem é que conhece o ‘Auto da Compadecida’, Chico, João Grilo, aquele tipo de humor. ‘Raimunda, Raimunda’ navega nessas águas, tem parentesco com aquela dramaturgia.”
Sobre o momento especial de completar 50 anos de carreira, a atriz afirmou:
“Isso aí é como se fosse um retorno ao início da minha carreira. Eu comecei com o ‘Auto da Compadecida’, fazendo o palhaço do Ariano Suassuna, e atrásra estou voltando com Francisco Pereira da Silva, que é um piauiense, mas que tem um tipo de dramaturgia, de literatura muito parecida com os textos de Ariano Suassuna. É como se eu estivesse voltando ao início da minha carreira, numa atividade nova para mim, extremamente fascinante, a qual eu quero voltar, que é dirigir teatro e estar junto com toda a turma, trabalhar junto com eles no sentido de seduzir o público e fazer a melhor performance possível. Sou muito grata ao público que me acompanha e prestigia.”
Ela destacou ainda a receptividade do público em Barretos:
“Hoje mesmo já tem um espetáculo lotado e outro a caminho de lotar lá em Barretos. O da sessão das 19h já está lotado, e isso gratifica demais o artista, saber que é querido, que quando ele chega numa cidade o povo vem, comparece e participa. É muito bom, muito obrigada.”
Sobre a possibilidade de apresentar a peça em Ribeirão Preto, Regina Duarte disse:
“Vou voltar, estou louca para trazer para cá também. É um problema de pauta, Ribeirão Preto tem muitos eventos culturais, é difícil achar uma data, mas se conseguirmos um bom teatro, que são maravilhosos, a gente volta. Já estivemos em São José do Rio Preto, Araraquara, e realmente está faltando trazer ‘Raimunda’ para Ribeirão Preto.”
A peça “Raimunda, Raimunda” estreou em junho do ano passado no Teatro Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e já esteve em cartaz em Salvador, Fortaleza, São Paulo e Araraquara. A encenação conta com o apoio da Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e em breve também será apresentada em Ribeirão Preto.
Reportagem de Luís Cláudio Alba para CBN Ribeirão.
- Regina Duarte é a única mulher do elenco e também dirige o espetáculo.
- Elenco formado por nove atores jovens, com idades entre 20 e 40 anos.
- Peça é uma comédia com humor nordestino, inspirada em dramaturgia semelhante à de Ariano Suassuna.
Detalhes da peça e elenco:
Carreira e relação com Barretos
- Regina Duarte completa 50 anos de carreira com este espetáculo.
- Ela possui propriedade rural em Barretos e frequenta a região há mais de 10 anos.
- Retorno às atividades teatrais após afastamento desde 2005.
- Dois espetáculos realizados no dia 14 de junho no Cine Teatro Barretos.
- Peça já passou por várias cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
- Apoio da Prefeitura de Barretos e Secretaria Municipal de Cultura.
Informações adicionais
Apresentações e apoio: Os interessados em assistir à peça podem encontrar ingressos para a sessão das 21h no dia 14, enquanto a sessão das 19h já está lotada. A produção planeja apresentar “Raimunda, Raimunda” em Ribeirão Preto em breve, dependendo da disponibilidade de datas nos teatros locais.



