CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pecuária foi um dos setores com melhor desempenho no Agronegócio em 2014

Ouça a coluna 'CBN Agronegócio', com José Carlos de Lima Júnior
Pecuária Agronegócio
Ouça a coluna 'CBN Agronegócio', com José Carlos de Lima Júnior

Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’, com José Carlos de Lima Júnior

Dezembro chegou, e a coluna CBN Agronegócio continua a apresentar um resumo do ano para o setor. Hoje, vamos destacar a carne, que, ao contrário de outros produtos, teve um desempenho notável.

Desempenho da Pecuária em 2014

José Carlos de Lima Jr. ressalta que, ao analisar as diversas commodities, a pecuária se destacou com um dos melhores resultados em 2014. A valorização média da arroba do boi atingiu cerca de 32%. Em São Paulo, a arroba está sendo comercializada na faixa de R$ 144, enquanto no Mato Grosso, um dos principais estados produtores, o valor é de R$ 135. Esse cenário demonstra o excelente desempenho da pecuária em comparação com outras cadeias produtivas.

Fatores que Influenciaram a Valorização

A valorização da arroba é resultado direto do aumento da demanda no mercado interno, impulsionado pelo maior poder de compra dos brasileiros. Além disso, o abate de um grande número de fêmeas em 2011 e 2012 resultou em uma menor oferta de bezerros no mercado, impactando a disponibilidade de animais para abate. Com um mercado aquecido e um consumo crescente de carne, a valorização da arroba se refletiu nos preços para o consumidor.

Impacto no Consumidor e no Produtor

Embora o ano tenha sido positivo para o produtor, o consumidor sentiu o impacto do aumento dos preços da carne. A valorização da arroba do boi elevou os custos no supermercado. No entanto, é importante considerar que o produtor enfrentou custos de produção mais altos, como a valorização do milho, utilizado na nutrição animal. Apesar do aumento dos preços para o consumidor, o produtor conseguiu se recuperar das perdas dos anos anteriores.

Exportações e o Cenário Internacional

O Brasil sempre foi um grande exportador de carne, mas o agronegócio perdeu força no segundo semestre de 2014. Enquanto a soja e o algodão apresentaram quedas, a carne teve um bom desempenho. A crise na Rússia, um importante importador de carne brasileira, pode afetar o mercado, já que o país importa uma parcela significativa da produção mundial. A redução das exportações para a Rússia pode aumentar a oferta interna de carne e, possivelmente, reduzir os preços para o consumidor.

As perspectivas para 2015 indicam a manutenção do preço da arroba do boi. A coluna CBN Agronegócio continuará acompanhando o setor, trazendo as perspectivas para o próximo ano.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.