Cartão é gratuito e pode ser usado nas cabines de cobrança manual das praças de Batatais, Guatapará e São Simão
As praças de pedágio da região de Ribeirão Preto estão adotando um sistema pré-pago para reduzir o contato físico e evitar a contaminação por coronavírus. A Arteris Via Paulista, concessionária responsável pelas rodovias, explica como funciona a nova modalidade.
Como funciona o sistema pré-pago?
O sistema pré-pago, inicialmente criado para motociclistas, permite que os motoristas passem nas cabines convencionais (aquelas onde se paga com dinheiro) aproximando um cartão de um dispositivo que abre a cancela. A recarga do cartão é feita diretamente nas praças de pedágio, sem valor mínimo, sendo necessário apenas carregar o valor equivalente à tarifa do veículo.
Onde recarregar e quais são as vantagens?
A recarga pode ser feita nas próprias praças de pedágio, em dispositivos disponíveis em todas as cabines manuais. O sistema é gratuito e visa facilitar o pagamento, evitando o manuseio de dinheiro. Vale destacar que este sistema é diferente do pós-pago, que utiliza tags como o Sem Parar, sendo exclusivo para este tipo de pagamento.
Leia também
O futuro do sistema pré-pago
Após o fim da pandemia, a Arteris Via Paulista pretende avaliar a eficácia e o comportamento dos usuários em relação ao sistema pré-pago, estudando a possibilidade de sua continuidade como opção de pagamento nas praças de pedágio.



