Via tem mão dupla e tem movimento intenso de veículos; esquina com a rua Rafael Biagini é o principal ponto de reclamação
Falta de Faixas de Pedestres e Segurança na Rua João Bim
A Rua João Bim, um dos corredores mais movimentados da zona leste de Ribeirão Preto, apresenta sérios problemas de segurança para pedestres. A reportagem flagrou a dificuldade de atravessar a via, principalmente no cruzamento com a Rua Rafael Biagiani, onde não há faixa de pedestre e o fluxo de veículos é intenso, vindo de bairros como Jardim Paulistano e Campos Elíseos, além da Avenida Barão do Bananal.
Infraestrutura Deficiente e Riscos
Em toda a extensão do trecho da Rua João Bim entre a Rua Meira Júnior e a Avenida Barão do Bananal, foram encontradas apenas três faixas de pedestre, sendo duas com semáforos (nas esquinas com as ruas Iguapé e Cesário Mota) e uma sem sinalização, na esquina com a Rua Cravinhos, que se mostra ineficaz devido à alta velocidade dos veículos. A ausência de faixas de pedestre e a velocidade excessiva dos carros representam um grande risco de acidentes, com relatos de atropelamentos na região. A velocidade máxima permitida de 30km/h é frequentemente ignorada pelos motoristas.
Demanda por Melhorias e Soluções
A Rua João Bim concentra diversos comércios, academias e residências, gerando um fluxo constante de pedestres durante todo o dia. A situação se agrava nos horários de pico (manhã, almoço, fim de tarde e início da noite). A reportagem questiona a RPTrans, responsável pelo trânsito na cidade, sobre a falta de intervenções na via e a necessidade de projetos para melhorar a segurança dos pedestres, incluindo a instalação de mais semáforos e faixas de pedestre, como já implementado em outros cruzamentos.
A travessia da Rua João Bim se mostrou extremamente arriscada e demorada, levando mais de dois minutos em duas tentativas distintas, devido ao intenso fluxo de veículos em ambos os sentidos. A urgência em implementar melhorias na infraestrutura para garantir a segurança dos pedestres é evidente.



