Confira o ‘Filhos e Cia’ com o médico Ivan Savioli Ferraz
Os afogamentos de crianças têm aumentado assustadoramente, principalmente no verão, devido ao maior acesso à água e às altas temperaturas. No Brasil, esse é um problema grave, sendo a segunda causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos.
Fatores de Risco
Diversos fatores contribuem para o aumento dos afogamentos. Crianças pequenas, com membros superiores maiores em relação à cabeça, perdem o equilíbrio na água com mais facilidade. Adolescentes, por sua vez, costumam se envolver em comportamentos de risco, como abuso de álcool e excesso de confiança. Porém, o fator mais determinante é a falta de supervisão adulta. Cerca de 90% dos afogamentos infantis ocorrem por ausência de vigilância adequada de um adulto, que deve estar a, no máximo, um braço de distância da criança na água. A pandemia da Covid-19 também contribuiu para esse cenário, pois as crianças ficaram muito tempo sem acesso a ambientes aquáticos, e atrásra, com a retomada das atividades, a falta de experiência com a água aumenta os riscos.
Prevenção e Reação
A prevenção é fundamental. Pais e responsáveis devem supervisionar constantemente as crianças perto da água, mesmo aquelas que sabem nadar. A Organização Mundial da Saúde recomenda o início do treinamento de natação a partir dos seis anos, mas a supervisão adulta continua imprescindível. Em locais como rios, cachoeiras e mares, os cuidados devem ser redobrados, devido aos perigos adicionais como correntezas e buracos. Em caso de afogamento, a rapidez de ação é crucial. Se a criança estiver inconsciente, é necessário iniciar imediatamente as manobras de ressuscitação e chamar o socorro (192 ou 193). Se estiver consciente, mas com sintomas como tosse ou espuma na boca, procure atendimento médico.
Leia também
A prevenção é a melhor forma de evitar tragédias. Pais e responsáveis devem estar atentos aos riscos, supervisionar as crianças constantemente e procurar locais com salvavidas. A conscientização e a responsabilidade são as melhores aliadas na segurança das crianças perto da água.