CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedregulho é a quarta cidade com o maior número de focos de incêncio no Estado

Sec. da Saúde da cidade afirma que os atendimentos ao sistema público aumentaram cerca de 30% durante o período de estiagem
incêndios em Pedregulho
Sec. da Saúde da cidade afirma que os atendimentos ao sistema público aumentaram cerca de 30% durante o período de estiagem

Sec. da Saúde da cidade afirma que os atendimentos ao sistema público aumentaram cerca de 30% durante o período de estiagem

Incêndios Devastam Pedregulho e Região

A região de Pedregulho, em São Paulo, enfrenta uma grave crise devido aos incêndios que assolam a área rural. Com a baixa umidade do ar, abaixo de 15% em alguns momentos, a situação se agrava a cada dia, sem previsão de chuvas para setembro. Pedregulho ocupa o quarto lugar no ranking de cidades com maior número de focos de incêndio no estado.

Saúde Pública em Alerta

O aumento de casos respiratórios tem sobrecarregado o sistema de saúde local. A Secretaria de Saúde de Pedregulho registrou um aumento de cerca de 30% nos atendimentos durante o período de maior incidência de incêndios. Em uma unidade de saúde, 80% dos atendimentos são relacionados à síndrome respiratória, afetando principalmente crianças. O secretário de saúde, Daniel Borges, alerta para sintomas como tosse persistente, febre e falta de ar, recomendando cuidados redobrados, especialmente para quem já possui problemas respiratórios pré-existentes. Pais relatam dificuldades em lidar com a situação, buscando atendimento médico constante para seus filhos com problemas respiratórios como asma, rinite e bronquite. Medidas caseiras como umidificadores e toalhas molhadas são utilizadas para amenizar os sintomas, mas a situação permanece crítica.

Incêndios de Grandes Proporções

Um dos maiores incêndios ocorreu próximo à base da Polícia Rodoviária na Rodovia Cândido Portinari, atingindo uma fazenda de café e destruindo veículos e pastagens. Outro foco de incêndio preocupante atingiu o hortofloristal de Bebedouro, chegando perto de residências no Residencial Europa. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas, mas as causas ainda são desconhecidas.

A situação exige ações urgentes para combater os incêndios e proteger a população dos impactos à saúde causados pela fumaça e pela baixa umidade do ar. A combinação de fatores climáticos e a frequência dos incêndios representam um desafio significativo para a região, demandando esforços conjuntos para mitigar os danos e garantir a segurança da população.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.