Neste período os católicos, como forma de penitência pela morte de Cristo, trocam a carne vermelha pelos peixes
O carnaval está próximo, Peixarias se preparam para o início, faltando 11 dias para a data, e logo após a quarta-feira de cinzas começa a quaresma, período em que muitos católicos deixam de consumir carne. Como alternativa, o consumo de pescados aumenta, e os consumidores já acompanham os preços do peixe, com alguns antecipando compras para evitar possíveis aumentos.
Nas peixarias do Mercadão de Ribeirão Preto, a reposição de peixes de água doce e salgada é constante. O empresário Oswaldo Galo prevê que o movimento pode até dobrar nos próximos dias, com a expectativa de uma quaresma mais movimentada que a do ano anterior. Ele destaca que alguns produtos congelados foram adquiridos a preços favoráveis, o que pode ajudar a conter aumentos.
Consumidores como Artur Marques e Agnes já anteciparam a compra de pescados para evitar preços mais altos durante a quaresma. Agnes mencionou que já adquiriu bacalhau para evitar o aumento previsto para a próxima semana.
Leia também
Início da pesca e oferta no mercado
Oswaldo Galo explica que a pesca da sardinha nacional começa no dia 1º de março, coincidindo com o início da quaresma em 5 de março, além do final do período da piracema, o que deve aumentar a oferta de peixes no mercado e ajudar a manter os preços estáveis.
Variação nos preços dos pescados: A tilápia é um dos peixes mais procurados durante a quaresma, e seu preço costuma subir devido ao aumento da demanda. Segundo o Centro Avançado de Pesquisas da USP, houve uma alta de 0,34% no preço da tilápia para os produtores em janeiro de 2024, mas o aumento no preço ao consumidor final tende a ser maior.
Duração da quaresma e hábitos dos consumidores: A quaresma vai de 5 de março a 17 de abril. Além da abstinência de carne, muitas pessoas aproveitam o período para outras promessas, como evitar o consumo de chocolate e bebidas alcoólicas, utilizando esse tempo para reflexão.
Entenda melhor
A piracema é o período em que a pesca é proibida para proteger a reprodução dos peixes, terminando pouco antes do início da quaresma. A sardinha é um dos primeiros peixes a ser pescado após esse período, o que contribui para a oferta no mercado.



