Bruno Silva, cientista político, comenta sobre a pauta na sessão desta terça-feira (6); ouça a coluna ‘De Olho Na Política’
Nesta segunda-feira, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto discute em segunda votação o Plano de Mobilidade Urbana do município. O projeto, que já passou por diversas emendas, promete um debate acalorado.
Emendas e polêmicas
Das 14 emendas apresentadas, 5 foram rejeitadas, 7 aprovadas e outras aguardam deliberação. Um ponto polêmico diz respeito a uma emenda que previa a cobrança de pedágio urbano em algumas áreas da cidade. Esta emenda foi rejeitada, contrariando a proposta inicial do projeto. Além das emendas, os vereadores podem apresentar novas propostas durante a discussão, buscando aprimorar o plano.
Plano de Mobilidade: Olhar para o futuro
A discussão sobre o Plano de Mobilidade Urbana vai além das emendas. O objetivo é projetar uma cidade mais sustentável e eficiente, melhorando o deslocamento das pessoas e preparando a infraestrutura para o futuro. A proposta busca soluções para a mobilidade urbana atual, pensando também em soluções para uma cidade mais sustentável e com maior rapidez e tranquilidade no deslocamento dos cidadãos.
Leia também
Análise das Contas de 2019
A Câmara Municipal também recebeu o parecer do Tribunal de Contas do Estado sobre as contas da administração de 2019. Os vereadores têm até o final do ano para emitir seu parecer. Embora o parecer do Tribunal seja técnico, a decisão final sobre a aprovação das contas é política e cabe ao Legislativo. Historicamente, a Câmara aprova as contas, mesmo com eventuais apontamentos do Tribunal. A análise detalhada dos pareceres é crucial para identificar se as irregularidades apontadas são sistemáticas ou se refletem desafios crônicos da administração, como dívidas de longo prazo ou questões de precatórios e horas extras. A avaliação do esforço da prefeitura em sanar tais problemas também influencia a decisão dos vereadores.
Acompanharemos os desdobramentos da votação do Plano de Mobilidade Urbana e a análise das contas de 2019, mantendo nossos leitores informados sobre os acontecimentos na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.