Ribeirão Preto tem três atletas que participam da disputa que acontece até domingo (15); ouça o ‘No Tatame’ com Rogério Quintela
24ª edição das Surdolimpíadas: Brasil em destaque
Evento esportivo de grande porte no Brasil
O Brasil sediou a 24ª edição das Surdolimpíadas, um evento esportivo de grande magnitude que ocorreu entre 1º e 15 de maio. Com a participação de 4500 atletas de 100 países, o evento demonstra a força do esporte inclusivo. O país é o primeiro da América Latina a sediar as Surdolimpíadas de Verão, cuja primeira edição aconteceu em Paris em 1924.
Atletas brasileiros em Caxias do Sul
Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, está bem representada na competição. Cleiton Batista da Silva (Tênis de Mesa), e os irmãos Felipe e Fernanda Caporal (Basquete e Handebol, respectivamente) são alguns dos atletas brasileiros competindo. O pai dos irmãos Caporal, professor Silvio Caporal, acompanha os jogos em Caxias do Sul e descreve a emoção de ver seus filhos competindo em um evento desta magnitude. Ele destaca a participação em outras Olimpíadas e Paralimpíadas como voluntário, ressaltando a importância do evento e a superação dos atletas.
Leia também
Desempenho e perspectivas
Apesar da desclassificação da equipe brasileira de basquete, o handebol feminino surpreende e garante vaga na semifinal, sendo a única modalidade coletiva brasileira a disputar medalha. O professor Silvio Caporal enfatiza a importância da valorização dos atletas surdos, que enfrentam dificuldades de treinamento e falta de incentivo, e celebra a participação de todos, independentemente do resultado final. O evento esportivo demonstra o esforço e a dedicação dos atletas, que superam desafios para serem exemplos de superação e inspiração.
As Surdolimpíadas se encerram no dia 15 de maio, deixando um legado de superação e inclusão. Paralelamente, o Pedalando Contra a Nefropatia, evento que ocorrerá em São Carlos no dia 15 de maio, também merece destaque.



