Tradicional procissão com mais de 60 mil fiéis saia todos os anos da Câmara de Ribeirão rumo à Bonfim Paulista
Romaria de Nossa Senhora Aparecida cancelada novamente em Ribeirão Preto
Pelo segundo ano consecutivo, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida em Ribeirão Preto foi cancelada devido à pandemia de coronavírus. O evento, que reunia milhares de pessoas da cidade e região, foi suspenso devido à preocupação com a população que ainda não está completamente imunizada.
Baixo índice de vacinação justifica cancelamento
De acordo com informações do padre Mário Reis da Silveira, da paróquia Bom Jesus do Bom Fim, o baixo índice de vacinação na região é a principal justificativa para o cancelamento. Menos de 45% da população brasileira havia recebido a segunda dose ou dose única da vacina, enquanto o ideal seria 70% da população imunizada com, pelo menos, 14 dias de intervalo da última dose. Considerando os riscos da pandemia, mesmo para os vacinados, a decisão pelo cancelamento foi tomada.
Preocupação com aglomerações e protocolos de segurança
Carminha Resende, uma das organizadoras do evento, explicou que a Romaria costumava reunir mais de 60 mil pessoas, gerando grande aglomeração. Seguindo as recomendações do Plano São Paulo, que limita eventos a 300 pessoas e exige o uso de máscaras e distanciamento, o cancelamento se tornou necessário. A secretária da cultura de Ribeirão Preto, Isabela Pesote, confirmou que a cidade segue rigorosamente os protocolos de enfrentamento à pandemia. Carminha Resende reforçou a importância de priorizar a segurança dos fiéis, incentivando a participação em celebrações religiosas individuais em cada bairro, respeitando os protocolos de segurança.
Leia também
Este ano, a tradicional romaria não terá apoio logístico, e os fiéis são orientados a não irem sozinhos. A expectativa é de que a festa retorne em 2023, caso a situação epidemiológica permita.



