Ouça a coluna ‘CBN Cinema’, com Marcos e André de Castro
Sucesso Crítico e Indicado ao Oscar
O filme “Pequeno Segredo” está em cartaz nos cinemas e já é considerado um forte candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A produção superou o favorito da crítica brasileira, “Aquarius”, na disputa pela vaga que representará o Brasil na premiação.
Uma História comovente
Apesar de algumas críticas negativas, o filme conta uma história emocionante, um melodrama sobre uma mãe que adota uma menina portadora do HIV. Embora as paisagens sejam belíssimas, a trama da menina, que falece aos 13 anos, acaba em segundo plano, dando mais destaque à avó que a guarda. Marcos de Castro, em entrevista, considera o filme excessivamente triste, comparando-o a “Mama”, filme espanhol com Penélope Cruz, que aborda temas similares de doença e sofrimento.
Elenco e Roteiro
O filme apresenta falhas no roteiro e no elenco, com o elenco masculino sendo pouco explorado. A atuação feminina, no entanto, é elogiada, com destaque para Fiona (atriz britânica) e Julia Lemertz. A narrativa focada em mulheres e a técnica cinematográfica norte-americana são apontadas como fatores que contribuíram para o sucesso internacional do filme, ao contrário de “Aquarius”, que possui uma linguagem menos universal.
Leia também
A expectativa pela indicação ao Oscar permanece. A entrada na lista do Globo de Ouro é uma possibilidade, considerando as críticas positivas da revista especializada. O sucesso de “Pequeno Segredo” demonstra o potencial do cinema brasileiro em alcançar reconhecimento internacional e atrair o público para as salas de cinema.



