Época do ano favorece o cultivo da planta, que também conta com regiões produtoras próximas, o que diminui o frete do alimento
Preço da mandioca despenca em Ribeirão Preto e região
Safra farta e produção local impulsionam queda
O preço da mandioca está em queda livre em Ribeirão Preto e região, agradando consumidores. De acordo com Antônio, gerente de uma rede de supermercados da cidade, a redução se deve principalmente à safra farta de julho, mês tradicionalmente abundante na produção deste alimento. “Com mais oferta de produto, o preço cai automaticamente. É a lei da oferta e da procura”, explica.
Regiões produtoras próximas reduzem custos de frete
Outro fator que contribui para a redução de preços é a proximidade de Ribeirão Preto com grandes regiões produtoras de mandioca, como Sertãozinho, Jaboticabal, e cidades do interior paulista como Ourinhos e Presidente Prudente. “A proximidade reduz os custos com frete, o que impacta positivamente no preço final ao consumidor”, afirma Antônio.
Leia também
Mandioca in natura é a mais beneficiada
A mandioca in natura, sem processamento, é a que apresenta a maior queda de preço, pois não sofre tributação. Já produtos derivados como a farinha e o polvilho, que possuem maior cadeia produtiva e tributação, apresentam redução menor, mas ainda assim se beneficiam da safra abundante. É importante ressaltar que se trata de um fenômeno sazonal, e os preços podem voltar a subir em breve.
A combinação da safra farta, da proximidade com regiões produtoras e da ausência de tributação na mandioca in natura resulta em preços atrativos para o consumidor, permitindo que mais pessoas aproveitem este alimento versátil em suas refeições.



