João Túbero conversa com Paulo Massaro, ex-atleta e treinador ribeirão-pretano
A CBN Ribeirão Preto recebeu Paulo Massaro, ex-atleta e treinador, para um bate-papo sobre o trabalho de treinador em diferentes contextos no programa “Nas Quatro Linhas”.
Experiências Regionais e Estilos de Jogo
Massaro, com passagens por cinco estados brasileiros, compartilhou sua percepção sobre as características regionais do futebol. Ele descreveu o futebol do Sul como mais físico, o goiano com foco no meio-campo clássico e o paulista como mais tático e técnico, com um celeiro de grandes jogadores.
Competições e Planejamento
O treinador destacou a importância do planejamento, citando sua experiência no Crac de Goiás, onde conseguiu um bom desempenho com uma folha salarial significativamente menor que a de seus adversários. Ele atribuiu o sucesso ao planejamento anual, à montagem de uma equipe técnica e de jogadores compatíveis com o orçamento e ao entrosamento da equipe.
A Visão do Ex-Atleta e a Liderança
Massaro explicou como sua experiência como jogador contribui para sua liderança como treinador. Ele prioriza a honestidade com os atletas, a transparência nas decisões e a busca por um ambiente de trabalho prazeroso e competitivo. Ele também enfatizou a importância da gestão de grupo e do trabalho psicológico, fruto de seu curso de Psicologia do Futebol na CBF Academy. A verdade e a criação de um ambiente leve, com responsabilidades claras, são fundamentais para o seu modelo de gestão.
A conversa finalizou com reflexões sobre o impacto do 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014 na formação de treinadores brasileiros, e como esse evento impulsionou a busca por uma formação mais profissional e estruturada na área.