Roberta Azevedo, bióloga da Divisão de Vigilância Ambiental, explica como evitar picadas e o que fazer caso seja atacado
O aumento das temperaturas e a maior umidade têm contribuído para a maior atividade dos escorpiões, Período com alta na umidade e, especialmente em áreas urbanas com acúmulo de lixo, materiais de construção abandonados e locais úmidos e escuros. Segundo Roberta Zevedo, bióloga da Divisão de Vigilância Ambiental de Ribeirão Preto, esses fatores, aliados à degradação ambiental, têm favorecido a reprodução e a presença desses animais nas residências.
Casos de acidentes com escorpiões
Entre janeiro e outubro de 2023, foram registrados 1.179 casos de ataques de escorpião em Ribeirão Preto, um aumento significativo em relação a 2012, quando foram contabilizados 158 casos. O crescimento acompanha uma tendência observada em todo o estado de São Paulo.
População mais vulnerável: A espécie predominante na região é o escorpião amarelo, responsável pelos acidentes mais graves, principalmente em crianças até 10 anos e idosos. Em 2022, foram registradas duas mortes por picadas de escorpião na cidade, mas até o momento, em 2023, não houve óbitos.
Leia também
- Aumento de ataques de escorpiões: Ribeirão Preto tem aumento de 32,93% nos acidentes envolvendo escorpiões no primeiro semestre
- Verão e chuva: combinação perfeita para o aparecimento de escorpiões
- Tempo seco e baixa umidade ar: Baixa umidade do ar e clima mais frio impulsionam doenças respiratórios na região
Medidas de prevenção: Para evitar a presença de escorpiões em casa, recomenda-se manter os quintais limpos, evitar o acúmulo de madeira e materiais de construção, vedar frestas em paredes e tubulações, tampar ralos e guardar objetos, como brinquedos e roupas, em locais fechados. Também é importante vedar pontos de energia e soleiras de portas para impedir a entrada dos animais.
Orientações em caso de picada: Em caso de picada, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica. O soro antiescorpiônico está disponível no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, mas sua aplicação depende da avaliação do profissional de saúde. O atendimento rápido é fundamental para reduzir riscos.
Informações adicionais
O aumento dos acidentes com escorpiões está relacionado não apenas às mudanças climáticas, mas também à degradação ambiental urbana, incluindo queimadas, desmatamento e acúmulo de resíduos. A combinação desses fatores cria condições favoráveis para a proliferação desses animais.



