CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Período de baixa temperaturas causa queda no número de doadores de sangue

Bolsas do tipo O- e A- estão com baixo estoque em Ribeirão Preto
queda doadores sangue
Bolsas do tipo O- e A- estão com baixo estoque em Ribeirão Preto

Bolsas do tipo O- e A- estão com baixo estoque em Ribeirão Preto

Neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a escassez de sangue em bancos de todo o país é preocupante. O inverno e o receio deixado pela pandemia contribuem para a redução no número de doações, principalmente em junho, mês considerado de maior escassez.

Junho Vermelho: Uma Campanha de Conscientização

Criada em 2015, a campanha Junho Vermelho busca não apenas aumentar as doações durante o mês, mas também conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue durante todo o ano. A baixa taxa de doadores no Brasil (menos de 2%) reforça a necessidade de campanhas contínuas de incentivo.

Os desafios da doação no inverno

A queda nas doações durante o inverno é influenciada por diversos fatores. Doenças respiratórias e alérgicas, além do medo de procedimentos em épocas frias, afastam potenciais doadores. A necessidade de períodos de espera após gripes, uso de antibióticos, vacinação ou casos de Covid-19 também contribui para a diminuição dos estoques. Atualmente, os tipos sanguíneos O negativo e A negativo são os mais críticos.

Como doar sangue e quem pode doar

Para doar sangue, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Recomenda-se uma alimentação leve antes da doação, evitando alimentos gordurosos. Após o almoço, é preciso aguardar três horas. É importante estar em boas condições de saúde. Quem teve gripe ou resfriado deve aguardar 30 dias; quem usou antibiótico, 15 dias; quem fez tatuagem ou piercing, 12 meses. Para vacinas, os prazos variam: 48 horas para a vacina da gripe e contra a Covid-19, e 7 dias para outras vacinas contra a Covid-19. Após a Covid-19, o período de espera é de 30 dias após o fim da quarentena. O Banco de Sangue de Ribeirão Preto, por exemplo, atende mais de 40 cidades da região e reforça a importância da doação voluntária, desmistificando crenças sobre o procedimento. O site emocentro.fmrp.usp.br oferece informações sobre a situação do banco de sangue local.

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Incentivar a doação regular é fundamental para garantir a segurança do sistema de saúde e o atendimento adequado a pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.