CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Período de entressafra da cana começou mais cedo neste ano

Usinas vão ficar um longo período sem produzir açúcar e etanol, um dos motivos são os fatores climáticos
entressafra da cana
Usinas vão ficar um longo período sem produzir açúcar e etanol, um dos motivos são os fatores climáticos

Usinas vão ficar um longo período sem produzir açúcar e etanol, um dos motivos são os fatores climáticos

O período de entressafra da cana-de-açúcar está começando mais cedo este ano, devido à seca prolongada, geadas e incêndios. Isso significa que as usinas ficarão um longo período sem produzir açúcar e álcool, aumentando a dependência dos estoques.

Aumento no preço do etanol

Com os aumentos sucessivos do diesel e da gasolina, a demanda por etanol cresceu, elevando seu preço para mais de R$ 5,20 em Ribeirão Preto. Espera-se que esse valor aumente ainda mais nos próximos meses.

Entressafra prolongada e perspectivas para o mercado

A estiagem, as geadas e os incêndios afetaram significativamente a produção de cana, com muitas usinas encerrando a safra na segunda quinzena de outubro. A próxima safra pode começar mais tarde, possivelmente na primeira semana de abril. A pressão sobre o preço do combustível deve se manter até março ou abril, período em que o país dependerá dos estoques existentes. Embora haja possibilidade de importação de etanol de países como os Estados Unidos e Paraguai, não se prevê falta de combustível, mas sim uma alta nos preços.

Planejamento para a próxima safra

A safra 2022/2023 deve focar na produção e exportação de açúcar, devido aos bons preços internacionais e ao câmbio atrativo. No entanto, o preço atrativo do etanol no mercado interno indica que o mix de produção entre açúcar e etanol não será tão discrepante. A mudança climática impacta a produção, exigindo manejo adequado e investimentos em novas tecnologias para aumentar a produtividade. Apesar dos desafios, não se espera uma redução significativa na área plantada, devido à melhora dos preços da cana.

Em resumo, o setor sucroenergético enfrenta desafios devido às condições climáticas adversas e à alta dos preços dos combustíveis. Apesar disso, há planejamento e ações para mitigar os impactos e garantir o abastecimento, embora aumentos de preços sejam esperados nos próximos meses.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.