CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Período de reprodução das cigarras começa na região

Saiba mais sobre o inseto, que reproduz um barulho característico na época do acasalamento
reprodução das cigarras
Saiba mais sobre o inseto, que reproduz um barulho característico na época do acasalamento

Saiba mais sobre o inseto, que reproduz um barulho característico na época do acasalamento

Certamente você já reconheceu esse som característico, não é mesmo? E, você gosta dele? Se a resposta for não, prepare-se, pois este é o período de reprodução das cigarras, e o barulho pode ser ainda mais intenso.

O Longo Ciclo Larval das Cigarras

Uma característica marcante desses insetos é a sua longa fase larval. Algumas espécies podem passar até 10 anos ou mais sob a terra. Para muitos agricultores, as cigarras podem se tornar verdadeiras pragas, causando danos significativos às plantações.

O Canto Nupcial: Uma Sinfonia para Atrair

Na fase adulta, a vida das cigarras é breve, durando cerca de três semanas. Segundo o professor Marcelo Nunes Mestriné, especialista em ecologia e biologia evolutiva, o som emitido pelas cigarras é uma forma de atrair as fêmeas. É um verdadeiro “namoro” sonoro, que ocorre quando elas emergem do solo e se instalam nas árvores.

Por que o Canto das Cigarras Incomoda?

O comportamento das cigarras é cíclico e sincronizado, o que significa que todas cantam ao mesmo tempo. Essa sinfonia coletiva pode ser ensurdecedora, o que explica porque algumas pessoas se incomodam com o barulho. O som característico é produzido pela vibração do abdômen, que se move rapidamente, tornando-o o som mais alto produzido por um inseto na natureza, audível a até meio quilômetro de distância.

A Troca de Esqueleto e o Líquido Misterioso

Durante a troca de esqueleto, as cigarras liberam um líquido que pode assustar algumas pessoas. Esse processo é comum em insetos, que possuem um exoesqueleto, uma espécie de armadura externa. Para crescer, eles precisam trocar essa armadura, e a liberação do líquido é parte desse processo.

Apesar da sinfonia das cigarras ser uma constante em áreas rurais e urbanas, o ecólogo alerta que a população de cigarras tem diminuído devido ao desmatamento, uso de agrotóxicos e mudanças climáticas.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.