Estudo foi feito pela Faculdade de Medicina da USP, Secretaria de Saúde e Instituto Butantã
Ribeirão Preto apresenta baixos índices de isolamento social, preocupando autoridades de saúde.
Isolamento Social em Ribeirão Preto: Uma Preocupação
Enquanto o índice ideal de isolamento social é de 70%, Ribeirão Preto registrou apenas 40% na segunda-feira, posicionando-se entre as cidades com piores desempenhos na região. Estudos comprovam a eficácia do isolamento social na prevenção do colapso do sistema de saúde e redução de mortes por coronavírus.
Jovens Adultos: o Grupo de Risco
Pesquisa recente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Butantã, revelou que a maioria dos casos de COVID-19 se concentra entre jovens adultos. Apesar de estarem sem aulas presenciais, este grupo demonstra menor adesão ao isolamento social, aumentando sua exposição ao vírus.
Leia também
Comparação com Bebedouro
Em contraste, a cidade vizinha de Bebedouro apresenta melhores resultados, com média de 53% de adesão ao isolamento social no início da semana, ainda abaixo do ideal, mas superior a Ribeirão Preto. A Central de Inteligência do Governo Paulista monitora o cumprimento da quarentena em todo o estado.
A situação em Ribeirão Preto exige atenção e medidas para conscientizar a população sobre a importância do isolamento social no combate à pandemia. A análise dos dados e a comparação com outras cidades demonstram a necessidade de ações efetivas para melhorar os índices e proteger a saúde da população.



