Números foram levantados pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP)
Impacto Econômico do Coronavírus em Ribeirão Preto
Uma pesquisa da CIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) revelou um cenário preocupante para a economia local. Cerca de 40% das empresas da cidade realizaram demissões desde o início da quarentena e das medidas de isolamento social impostas para conter o avanço do coronavírus. A dificuldade em obter préstimos para salários e capital de giro foi apontada como um dos principais motivos para essas decisões.
Medidas de Adaptação e Setores Atingidos
Além das demissões, muitas empresas tiveram que reduzir salários e jornadas de trabalho, além de antecipar férias de seus funcionários. A CIRP demonstrou preocupação com os setores que devem levar mais tempo para se recuperar, como eventos, restaurantes e academias. Desde 23 de março, Ribeirão Preto autorizou apenas a abertura integral de serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Recentemente, a cidade permitiu o funcionamento de estabelecimentos não essenciais por meio do sistema ‘drive-thru’, evitando aglomerações.
Dados da Pesquisa CIRP
A pesquisa da CIRP, realizada entre os dias 14 e 15 de maio, baseou-se em formulários respondidos por empresários, principalmente de setores não essenciais. Entre as empresas que demitiram funcionários, 25,6% dispensaram mais de 30 funcionários. O estudo também apontou que 90% dos comerciantes tiveram redução nas vendas em comparação com abril do ano anterior, e 54,9% registraram aumento na inadimplência. Ainda, 58,2% dos que solicitaram linhas de crédito para capital de giro tiveram seus pedidos recusados. A pesquisa destaca a necessidade de apoio governamental para facilitar o acesso a linhas de crédito, impulsionando a recuperação econômica.
Leia também
A pesquisa da CIRP demonstra a gravidade da situação econômica em Ribeirão Preto, impactando diretamente empregos e renda. A dificuldade de acesso a crédito e a alta inadimplência agravam o problema, exigindo ações efetivas por parte do governo para auxiliar os comerciantes e empresários locais.



