Falta de bons hábitos alimentares, estresse e o sedentarismo são os principais fatores; ouça o ‘CBN Saúde’ com Fernando Nobre
Estudo aponta piora nos hábitos de saúde entre jovens brasileiros
Aumento de doenças crônicas entre jovens
Um estudo recente, o Covitel, revelou um quadro preocupante sobre a saúde da população jovem brasileira. A pesquisa, divulgada em 29 de julho, mostra uma piora significativa nos hábitos de saúde, com aumento da obesidade, ansiedade, depressão e consumo de álcool, aliado à baixa ingestão de frutas, verduras e legumes.
Dados alarmantes do Covitel
Entre os jovens de 18 a 24 anos, 40% estão com excesso de peso, com um aumento de 90% nos casos de obesidade (de 9% para 17%). Os dados também apontam que 31,6% já receberam diagnóstico de ansiedade, 14% sofrem de depressão e 30% relatam consumo abusivo de álcool. Este grupo também apresenta os menores índices de consumo de alimentos saudáveis e os maiores de refrigerantes e sucos artificiais.
Leia também
Necessidade de ações preventivas
A pesquisa destaca a urgência de ações para reverter esse cenário. O Ministério da Saúde já está criando uma coordenação específica para lidar com essa questão e usar as informações do Covitel para traçar estratégias de políticas públicas. A prevenção de doenças cardiovasculares, tema central do Setembro Vermelho, torna-se ainda mais crucial diante desses dados alarmantes. Entender os fatores que impactam esses hábitos é fundamental para fortalecer a capacidade analítica dos gestores e orientar as prioridades no planejamento e nas ações relacionadas às políticas públicas de saúde.