Levantamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão aponta que o índice chega a 80%
Um estudo da USP de Ribeirão Preto revelou dados preocupantes sobre o uso de drogas ilícitas entre adolescentes de 13 a 15 anos. A pesquisa, que entrevistou 7 mil estudantes brasileiros, apontou que 80% deles já usaram algum tipo de droga pelo menos uma vez. 5% dos entrevistados consomem álcool, tabaco, maconha e crack com frequência e em maior quantidade, representando o grupo de maior preocupação para os pesquisadores.
Consequências do Uso de Drogas
O consumo frequente e em grandes quantidades está associado a sérios problemas de saúde física e mental, além de envolvimento em casos de violência física e sexual. De acordo com o psicólogo e pesquisador André Comatso, esses adolescentes apresentam dificuldades para dormir, problemas na vida cotidiana e são mais propensos a serem vítimas de violência doméstica e abuso sexual.
A Escola como Espaço de Prevenção
Considerando que um aluno do ensino fundamental passa cerca de 5 horas diárias na escola, este ambiente se torna crucial na prevenção e no combate ao uso de drogas. O pesquisador destaca a importância de um ambiente escolar saudável, com capacitação da equipe para escuta acolhedora, rastreamento de problemas relacionados ao abuso de substâncias e combate à violência. Lazer e cultura também são apontados como ferramentas importantes.
Leia também
Políticas de Conscientização
A pesquisa reforça a necessidade de políticas de conscientização nas escolas, promovendo conversas sinceras com os alunos sobre a problemática do uso de drogas e os caminhos para solucioná-la. O estudo foi classificado entre os 10 melhores para premiação no Congresso Mundial de Criminologia, em Doha, no Qatar.



