CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pesquisa aponta que degradação ambiental afeta bolso dos brasileiros

60% dos entrevistados dizem ter complicações financeiras, especialmente com o aumento de preço dos alimentos e tarifa de energia
Pesquisa aponta que degradação ambiental afeta 0% dos entrevistados dizem ter complicações financeiras, especialmente com o aumento de preço dos alimentos e tarifa de energia

60% dos entrevistados dizem ter complicações financeiras, especialmente com o aumento de preço dos alimentos e tarifa de energia

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ideia, Pesquisa aponta que degradação ambiental afeta, apresentada durante o Brasil Forum no Reino Unido, entre os dias 26 e 27 de maio de 2025, entrevistou 1.502 pessoas de todas as regiões do país para avaliar o impacto das mudanças climáticas na vida cotidiana e nas finanças pessoais dos brasileiros.

Impacto econômico das mudanças climáticas

Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados afirmam que a degradação ambiental afeta negativamente suas finanças, principalmente devido ao aumento dos preços dos alimentos (38%) e das tarifas de energia e água (29%).

Conhecimento sobre transição energética e responsabilidade ambiental: O estudo também revelou que apenas 30% dos entrevistados conhecem o termo “transição energética” e, entre eles, 67% compreendem seu significado. Além disso, 67% defendem que grandes corporações e países ricos devem ser mais responsabilizados por ações ambientais do que os países em desenvolvimento.

“O cidadão é muito preocupante e é um alerta importante para as empresas. Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência ou preocupação periférica para se tornar uma questão estratégica de primeira ordem. O agravamento da crise climática, combinado com a crescente conscientização global, está obrigando governos, cidadãos e principalmente empresas a rever suas prioridades e tomarem medidas mais incisivas”, afirmou Hugo Bettlin, presidente do movimento global Capitalismo Consciente Brasil.

Posicionamento empresarial diante da crise climática: Ele destacou que as empresas têm responsabilidade central na crise climática, já que grande parte das emissões de gases de efeito estufa provém da atividade econômica. Ignorar esse cenário pode levar à perda de relevância e competitividade no mercado.

Estratégias para incorporar sustentabilidade nos negócios

Bettlin ressaltou que a transição para modelos sustentáveis abre oportunidades para inovação, eficiência operacional e crescimento, além de promover maior resiliência diante de eventos climáticos extremos. Para incorporar a pauta ambiental, as empresas devem revisar processos produtivos, investir em eficiência energética, priorizar fornecedores sustentáveis e estabelecer metas de redução de emissões.

“É necessário integrar indicadores ambientais nos relatórios de desempenho e decisões estratégicas. Embora ainda haja resistência no setor empresarial, essa visão está mudando rapidamente, especialmente diante da pressão dos consumidores, investidores e da regulamentação”, afirmou.

Ele também esclareceu que ESG (ambiental, social e governança) não é apenas marketing, mas uma ferramenta para mensurar como as empresas lidam com essas questões, exigindo transparência, auditoria dos resultados e comprometimento da liderança.

Informações adicionais

A pesquisa reforça a interligação entre mudanças climáticas, economia e responsabilidade social, destacando a importância da atuação conjunta de empresas, cidadãos e governos para enfrentar os desafios ambientais do século 21.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.