CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que o empreendedorismo pode ajudar as mulheres a saírem de relacionamentos abusivos

Quem explica esse levantamento é a jornalista Heloisa Zaruh na coluna 'CBN Mulher'
empreendedorismo feminino
Quem explica esse levantamento é a jornalista Heloisa Zaruh na coluna 'CBN Mulher'

Quem explica esse levantamento é a jornalista Heloisa Zaruh na coluna ‘CBN Mulher’

Empreendedorismo feminino e a fuga de relações abusivas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora revelou dados importantes sobre a relação entre empreendedorismo feminino e a saída de relacionamentos abusivos. O estudo, que entrevistou 2.376 mulheres entre maio e junho de 2021, apontou que quase metade das empreendedoras brasileiras relataram ter conseguido se libertar de relacionamentos violentos após iniciarem seus próprios negócios.

Independência e empoderamento

A pesquisa destaca que o empreendedorismo proporciona às mulheres maior independência financeira e confiança, fatores cruciais para romper com ciclos de violência doméstica. De acordo com os dados, 86% das entrevistadas afirmaram que a independência conquistada através do empreendimento facilitou a saída de relacionamentos abusivos. Além disso, todas as participantes concordaram que empreender as tornou mais independentes, confiantes, livres e seguras.

Desafios e sororidade

Apesar dos benefícios, o estudo também mapeou os principais desafios enfrentados pelas empreendedoras, como acesso a crédito, falta de motivação e dificuldades na gestão de pequenas empresas. Um dado interessante é que a maioria das empresas lideradas por mulheres (73%) emprega predominantemente outras mulheres, demonstrando um forte espírito de sororidade e apoio mútuo entre as empreendedoras.

O empreendedorismo se mostra como um caminho importante para a emancipação feminina, proporcionando não apenas independência financeira, mas também a força necessária para romper com relacionamentos abusivos e construir uma vida livre de violência. A sororidade entre as mulheres empreendedoras se destaca como um elemento fundamental nesse processo de empoderamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.