Médica hematologista, Marina Coutinho, explica a importância da doação para ajudar no tratamento de pessoas com doença no sangue
Amanhã, 19 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. A data ganha ainda mais importância este ano, já que o número de doadores caiu 30% durante a pandemia de Covid-19.
A Importância da Doação de Medula Óssea
O transplante de medula óssea é um tratamento fundamental para diversas doenças, como leucemias, doenças hematológicas malignas e algumas doenças genéticas. A doação consiste em doar células-tronco, presentes no sangue, para que o paciente possa ter uma nova medula óssea e se curar. A tecnologia evoluiu, mas a doação humana continua crucial para o sucesso do tratamento.
Como se Tornar um Doador
Para se tornar um doador, basta fazer um cadastro em um centro certificado. O processo envolve a coleta de uma amostra de sangue para tipagem, que identifica a compatibilidade. A chance de um doador ser chamado para uma doação é pequena, mas cada cadastro aumenta as chances de um paciente encontrar um doador compatível. No Brasil, a chance de encontrar um doador compatível é de cerca de 40%, devido à miscigenação da população. Existem duas maneiras de doar medula óssea: por aférese (semelhante à hemodiálise) ou por punção na crista ilíaca (bacia). Ambos os procedimentos são realizados com anestesia e têm baixo risco.
Leia também
A Importância da Doação em Tempos de Pandemia
A pandemia causou uma redução significativa no número de doadores. A diminuição das campanhas de doação e o isolamento social contribuíram para essa queda. Apesar disso, os bancos de sangue e centros de doação adotaram medidas de segurança para garantir a proteção dos doadores e funcionários, tornando o processo seguro e livre de riscos de contágio por Covid-19. A necessidade por doadores é grande, com cerca de 850 pacientes aguardando um doador compatível no Brasil. A doação é um ato de solidariedade que salva vidas, e o processo de recuperação para o doador é rápido e sem grandes complicações.
Doar sangue e se cadastrar como doador de medula óssea são gestos de solidariedade que podem salvar vidas. A segurança dos procedimentos é garantida, e a recuperação para o doador é rápida. Incentivar a doação é fundamental para garantir que pacientes em busca de tratamento tenham a chance de cura.



