CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pesquisa aponta que ovo de Páscoa é 350% mais caro que barra de chocolate em Ribeirão

Consumidores acabam buscando alternativas para gastar menos, como caixas de bombom; preços podem aumentar ainda mais
Pesquisa aponta que ovo de Páscoa
Consumidores acabam buscando alternativas para gastar menos, como caixas de bombom; preços podem aumentar ainda mais

Consumidores acabam buscando alternativas para gastar menos, como caixas de bombom; preços podem aumentar ainda mais

Com a aproximação da Páscoa, consumidores de Ribeirão Preto têm encontrado variações expressivas nos preços dos principais itens sazonais, incluindo os ovos de chocolate. Pesquisa da empresa Sirp aponta diferença de até 350% entre o preço de um ovo e o de uma barra de chocolate do mesmo peso na cidade.

Dados da pesquisa e evolução dos preços

Segundo a Sirp, o preço de um ovo de Páscoa simples de 100 gramas — sem brinquedo ou brindes — subiu mais de 13% desde 5 de março. O analista e economista Lucas Ribeiro destaca ainda que, na comparação com o ano passado, os preços dos ovos registraram alta de 5,2%.

“É uma situação um pouco preocupante”, afirma Ribeiro, explicando que, se o mercado perceber aumento da demanda por ovos, a tendência é que os preços subam ainda mais à medida que a data comemorativa se aproxima.

Reação dos consumidores

O aumento fez parte dos consumidores buscarem alternativas mais baratas. Muitos relatam que preferem comprar barras de chocolate, bombons ou montar cestas com itens menores em vez de adquirir ovos tradicionais. “Muito caro… acho que pouca gente vai comprar”, disse uma moradora. Outra consumidora afirmou: “Já olhei e achei caríssimo; tenho duas filhas e estou propondo uma troca — chocolate em barra, caça aos chocolates, bombons, fora da linha de ovo de Páscoa”.

Economistas ouvidos pela pesquisa confirmam a migração: ao comparar peso e preço, costumam verificar que é possível levar mais chocolate em barras do que comprando um ovo do mesmo peso.

O que esperar até a data

Com estoques cheios e muitos consumidores deixando as compras para a última hora, Ribeiro alerta que a procura intensa nas semanas que antecedem a Páscoa pode pressionar os preços para cima. O principal conselho é pesquisar preços e comparar opções antes de decidir pela compra.

Consumidores e especialistas recomendam atenção às promoções e planejamento antecipado para minimizar o impacto do aumento dos preços nesta Páscoa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.