Último dado do Serasa Experian diz que número apresentou queda em relação a outros meses do ano
Apesar da instabilidade econômica, as micro e pequenas empresas brasileiras demonstram resiliência em seus pagamentos, segundo pesquisa da Serasa Experian.
Pagamentos em Dia: Quase a Totalidade
Em julho, 94% das empresas pagaram suas contas em dia ou com atraso máximo de sete dias. Embora expressivo, o índice é o menor do ano, inferior aos 95,3% de janeiro e 95,8% de fevereiro. Comparativamente, porém, supera os 91,6% registrados em dezembro de 2022, o pior valor dos últimos anos.
Setor de Serviços: Desempenho Abaixo da Média
O setor de serviços apresentou o menor índice de pontualidade, abaixo dos 90%. Em contraponto, o comércio mostrou resultados mais positivos, refletindo o comportamento do consumidor. A maior pontualidade no comércio indica que os varejistas estão recebendo pagamentos em dia, permitindo que também honrem seus compromissos financeiros.
Leia também
Estratégias de Pagamento e Controle de Custos
A pesquisa também revelou que as empresas estão parcelando mais e reduzindo seus custos. O ticket médio de pagamentos pontuais caiu em comparação ao ano anterior, demonstrando esforços de racionalização financeira e controle de despesas. Essa gestão eficiente contribui para a manutenção da pontualidade nos pagamentos. O estudo analisou os pagamentos mensais de 600 mil estabelecimentos em todo o país.
A pesquisa demonstra a capacidade de adaptação das micro e pequenas empresas brasileiras frente às dificuldades econômicas, buscando estratégias para manter a saúde financeira e a pontualidade em seus compromissos.



