CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa aponta queda de 30% no consumo de combustível

Levantamento foi feito pela União das Usinas de Cana-de-Açúcar
consumo de combustível
Levantamento foi feito pela União das Usinas de Cana-de-Açúcar

Levantamento foi feito pela União das Usinas de Cana-de-Açúcar

O preço dos combustíveis, especialmente o etanol, disparou recentemente em Ribeira e outras cidades da região. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou dados mostrando uma queda de 30% no consumo de combustíveis leves em abril. Para entender esse cenário e as perspectivas futuras, conversamos com José Luiz Coelho, consultor de agronegócio.

Queda no consumo e perspectivas futuras

Coelho explica que a demanda por combustíveis está diretamente ligada à atividade econômica. Comparando o período de janeiro a abril de 2020 com o mesmo período de 2019, houve uma queda de 10% no consumo de combustíveis no Brasil. Em abril, com o impacto total da pandemia, a queda chegou a 30%. Ele destaca que os meses de janeiro e fevereiro foram normais, com consumo elevado, mas a pandemia impactou drasticamente o consumo a partir de março.

Cenário para o setor sucroalcooleiro

Coelho aponta que a indústria de açúcar e álcool apresenta cenários distintos. O consumo mundial de açúcar gira em torno de 178 milhões de toneladas, com o Brasil respondendo por 40% da produção. Apesar de haver desigualdade na distribuição global, com excesso em alguns lugares e falta em outros, o preço histórico do açúcar está baixo. No entanto, a desvalorização do real frente ao dólar tem impactado positivamente o caixa das usinas brasileiras, já que a maior parte da produção de açúcar da safra já foi comercializada.

Impacto da pandemia e novos hábitos

A pandemia afetou significativamente o consumo de combustível. Coelho cita o exemplo de sua própria família, com uma redução drástica no consumo de combustível devido à diminuição de viagens e ao aumento do trabalho remoto. Ele acredita que, mesmo após o fim da pandemia, os níveis de consumo dificilmente retornarão aos níveis pré-pandemia, impactando diversos setores, como o aéreo e outros meios de mobilidade. O cenário internacional, com as consequências da pandemia e as oscilações no preço do petróleo, também contribui para a incerteza do mercado.

A conversa com José Luiz Coelho nos ajudou a compreender os números divulgados pela ANP e Unica, bem como as implicações da pandemia no consumo de combustíveis e no setor sucroalcooleiro. A incerteza permanece, mas a adaptação a novos hábitos de consumo parece ser uma tendência para o futuro.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.